Type 135: Lotus aposta no mercado dos automóveis desportivos elétricos
Lotus Emeya: O novo GT Elétrico

Lotus revela mais uma edição especial do Exige, o Cup 430 Type 25

By on 6 Abril, 2018

A Lotus continua a lançar edições especiais. A mais recente – o Exige Cup 430 Type 25 – presta homenagem ao modelo homónimo de competição e inclui uma série de características únicas que a diferenciam de outras edições especiais da marca britânica.

Exterior e interior

A carroçaria pode ser acabada em verde ‘Lotus Racing Green’ ou branco ‘Old English White’. A primeira é destacada enquanto imagem de capa, exibe também uma faixa amarela e acentos em preto no capô e tejadilho. O interior pode ser configurado em função das preferências do consumidor, é possível optar entre uma série de cores e materiais, como couro e Alcântara.

Mecânica e prestações

Debaixo do capô está um motor V6 de 3.5 litros sobrealimentado capaz de desenvolver 430 cv de potência e 596 Nm de binário máximo. Está associado a uma caixa manual de 6 velocidades. A Lotus afirma que o Cup 430 Type 25 é um dos carros mais rápidos do seu segmento, consegue acelerar dos 0 aos 96 km/h em 3,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 290 km/h.

As adições aerodinâmicas exteriores, incluindo um novo splitter e um enorme spoiler em fibra de carbono, geram 220 kg de força descendente, o que melhora significativamente a manobrabilidade. Como referência, o modelo percorreu as 2,2 milhas (3,54 km) do circuito de Hethel em apenas 1 minuto e 24,8 segundos.

Tal como o nome sugere, serão fabricadas apenas 25 unidades, todas elas sairão das instalações da Lotus em Norfolk, Reino Unido e cada uma exibirá no seu interior uma placa com o número de série como certificado de autenticidade.

O Lotus Exige Cupe 430 Type 25 será comercializado em mercados seleccionados, como Reino Unido, França, Alemanha e Itália.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)