Novo Dacia Duster: Espírito ainda mais Aventureiro
Preço dos combustíveis: Gasóleo desce, gasolina sobe

Luís Mira Amaral: “Tive um Carrera 4 e o meu irmão gozava-me, não era para um ‘porschista’”

By on 13 Julho, 2017

Luís Mira Amaral é um nome que os portugueses mais depressa associam à política que aos automóveis. Porém, para quem o conhece bem, sabe que o antigo ministro português, que entre outras funções, assumiu as pastas do Trabalho e da Segurança Social, assim como da Indústria e Energia, e foi presidente executivo do Banco BIC, é um apaixonado por carros e, em particular, pela Porsche.

Presente na 1ª edição do Iberian Porsche Meeting, realizada no último fim de semana, e que percorreu os municípios de Cascais, Évora e Portimão, aproveitámos a ocasião para saber desde quando é que lhe tinha surgido o gosto por automóveis e pela marca alemã, em particular. A resposta não se fez esperar: “ Desde os bancos de escola. Desde que nasci sempre gostei de automóveis e quando cheguei à idade de começar a perceber quais eram as coisas de qualidade, comecei a gostar de Porsche.”

O seu primeiro modelo foi um Carrera 4, o qual não era bem visto pelo seu irmão, conforme explica: ”Ele gozava-me sempre, dizia que um Carrera 4 não era para um ‘porschista’. De facto não se atravessa, é um carro muito mais neutro, mas um estradista magnífico. Aliás, subi várias vezes com ele para estâncias de ski sem ter aquelas correias nas rodas por causa da neve e a tração às quatro rodas permitia-me fazê-lo calmamente e sem problemas. Mas o meu irmão tanto me gozou que resolvi trocar por um Carrera 2 S. Tem mais uns cavalos e rabeia mais de traseira e portanto sinto-me mais ‘porschista’ com o 2 S do que com o Carrera 4.”

Um explicação que nos levou a questionar se o seu irmão já aprovava o atual modelo? “Este já. O meu irmão tem um 911 de 1995, mas este já ele aprova já, porque este já é o verdadeiro Porsche.”

Quanto ao evento em si, Luís Mira Amaral referiu: “Eu tenho vindo sempre a estes eventos por uma razão muito simples, é a maneira de encontrarmos os amigos, os ‘porschistas’, e confraternizar. Por outro lado, é também a maneira de vermos modelos de vários anos e fazermos uma retrospetiva e um revivalismo dos Porsche que temos tido ao longo dos anos.”

Foto: Oficial/Vasco Estrelado

André Duarte

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)