Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Portugal novo favorito a receber a Gigafactory da Tesla?

Madrid limita circulação no centro da cidade com o programa “Madrid Central”

By on 3 Dezembro, 2018

É uma medida tomada pela presidente da câmara de Madrid, Manuela Carmena e limita uma zona de 10 quilómetros quadrados ou 472 hectares, no centro da cidade, onde não é possível circular com qualquer veículo que não seja um transporte público ou de residentes.

A ideia é muito simples: numa zona de 472 hectares, dentro da cidade de Madrid, apenas circulam transportes públicos e veículos de residentes. Caso não seja residente e caso não tenha uma etiqueta ambiental (ou ter um carro elétrico) terá de estacionar o veículo num parque de estacionamento em redor dessa área e seguir a pé, de metro ou de transporte público.

Espera a comunidade madrilena reduzir 40% as emissões poluentes nesta zona da capital espanhola. Caso um condutor ignore os sinais colocados nestas zonas – pode ver o vídeo dos nossos colegas do El Pais, que mostra como está delimitada esta zona “Madrid Central” – e as linhas vermelhas pintadas no solo, verá ar aplicada um a coima cujo valor não foi revelado.

Uma excelente medida que poderia assegurar que outras cidades, como Lisboa, pudessem respirar melhor. Madrid junta-se, assim, a outras cidades que tomaram medias drásticas para reduzir o tráfego nas cidades. Falamos de Londres, Milão, Estocolmo e Gotemburgo. Com esta medida, será reduzido o tráfego dentro da cidade em 76 mil veículos (estimam-se que entrem em Madrid todos os dias 230 mil carros).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)