Todos os documentos que deve ter no veículo
Fique a conhecer a gama e preços do novo DS 4 para o mercado português

Madrid, Paris e Bruxelas podem banir carros diesel matriculados antes de setembro 2018

By on 14 Dezembro, 2018

Depois dos tribunais europeus terem negado uma flexibilização dos limites de emissões poluentes da União Europeia, três cidades europeias recuperaram uma ideia antiga e pretendem banir os veículos diesel que não cumpram a norma Euro 6d-Temp.

As Câmaras Municipais de Madrid, Paris e Bruxelas receberam autorização governamental para proibir a entrada no centro daquelas cidades a veículos que não cumpram com a norma Euro 6d-Temp, ou seja, basicamente proíbe a entrada de todos os automóveis matriculados antes de setembro de 2018. Isto porque ao ratificar as ideias da União Europeia, o Tribunal Europeu de Justiça, obriga que cada veículo tenha de emitir menos de 80 mg/km de NOx.

Esta decisão do Tribunal Europeu de Justiça veio no seguimento de uma queixa apresentada por estas três cidades, que argumentavam ser impossível relaxar os níveis já estabelecidos porque iriam elevar de forma impossível a poluição no centro das urbes, lembrando que “a comissão europeia não tem o direito de alterar os limites da norma Euro6 por causado do protocolo WLTP.”

Recordamos que a norma Euro 6, lançada em 2007, estabelecia um limite de 80 mg/km de NOx de acordo com testes realizados em laboratório. Entretanto, com a entrada em vigor do WLTP, a Comissão Europeia relaxou esse limite para as 168 mg/km de NOx, mais do dobro do original.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)