Mazda CX-60: Conheça os preços “Chave na mão”
Mazda CX-80: Mais espaço, sem perder a essência

Mais uma viagem épica da Mazda, desta vez, pela Turquia, com o CX-60 e o CX-5

By on 11 Março, 2023

A Mazda levou alguns dos seus CX-5 e CX-60 até à Turquia, com o objetivo de efetuar mais uma das suas fantásticas “Epic Drives”, explorando algumas das regiões mais remotas e interiores da Turquia.

A Mazda continua a apostar em levar alguns dos seus modelos para cenários incríveis, em diversas zonas do globo, dando origem a algo a que chama “Mazda Epic Drives”, e basta ver a galeria de imagens fornecidas pela marca de Hiroshima, para poder comprovar que se tratam, realmente, de momentos de condução épicos. Desta vez, o destino foi a Turquia, com cenários que não se encontram facilmente em mais nenhuma zona do globo.

Depois de “Epic Drives” na Islândia, Noruega, Sibéria e Cazaquistão, sem esquecer uma que em 2017 percorreu a Ilha de São Miguel, nos Açores, a mais recente aventura da marca de Hiroshima levou algumas unidades do CX-5 e do mais recente CX-60 até à Turquia, para outra experiência de condução memorável, desde o Mar Negro, na cidade de Trabzon, até à Capadócia, no interior do país.

Nesta rota com mais de mil quilómetros de estradas e trilhos, foram incluídos quase 200 quilómetros de pisos de terra e cascalho, incluíndo um considerado como dos mais perigosos do mundo. E tudo durante dois dias épicos em que estes dois modelos da marca de Hiroshima foram completamente colocados à prova em cenários mais complicados.

Mazda CX-60 enfrenta as Curvas de Derebaşı

O percurso do primeiro dia de Trabzon até à paragem noturna em Elâzığ começou por percorrer a estrada D915, através de plantações de chá, subindo depois até aos Montes Pônticos, no que foi o primeiro grande desafio para máquinas e condutores. Foram cerca de 106 quilómetros ao volante, por estradas de extrema dureza, com 29 íngremes curvas, sem qualquer sinalização ou rails de proteção, muitas acompanhadas por um repetitivo murmúrio de “não olhes para baixo” soprado pelas suas escarpas vertiginosas.

Felizmente que o novo Mazda CX-60 encontra-se equipado a preceito para inspirar confiança nestas condições mais extremas, destacando-se, nomeadamente, o inovador Mazda Driver Personalisation System, que permite um correto ajuste ao banco do condutor, aos retrovisores e à altura do volante, proporcionando-lhe a melhor posição de condução possível, extremamente essencial quando é preciso saber, sempre e com a mais perfeita exatidão, o que se encontra à nossa volta.

A zona mais perigosa dos percursos de terra ali percorridos são as Curvas de Derebaşı, um trajeto de pouco mais de cinco quilómetros de tortuosas estradas de faixa única, repletos de rochas e de pedra solta, numa ascensão pela lateral do Monte Soğanlı que inclui 13 muito apertadas curvas em “U”.

Essa subida com mais de 300 metros em altura não dá lugar a erros, em especial quando algumas dessas suas curvas são tão apertadas que não podem ser descritas numa única manobra. No processo de inversão de um SUV à beira de um precipício, condutor e passageiros ficarão gratos pela visão panorâmica proporcionada pelo 360° View Monitor com See Through View do CX-60.

É uma experiência intensa, mas facilitada pelo relaxante e confortável interior do Mazda CX-60, permitindo ao condutor concentrar-se, sem distrações, na complicada tarefa que tem em mãos. Uma vez no topo, uma rápida paragem permite admirar as vistas deslumbrantes da montanha, num ponto alto de um dia em que a condução continuou depois rumo a Bayburt, então por bem mais agradáveis estradas pavimentadas, até se chegar ao hotel, em Elâzığ.

Explorando a Stone Road ao volante do Mazda CX-5

No início do segundo dia, Elâzığ foi deixada para trás, com a caravana a seguir para noroeste, num cenário montanhoso de múltiplos quilómetros do interior da Turquia. Desfrutando do conforto do seu banco, o condutor do Mazda CX-5 adota o seu próprio ritmo, varrendo as estradas de encosta com enorme facilidade.

Com a aproximação de Kemaliye, a paisagem foi-se estreitando, à medida que a estrada descia para correr paralelamente ao Rio Eufrates, que flui livre através do Karanlık Kanyon. Foi uma oportunidade para desfrutar do comportamento dinâmico deste SUV familiar, auxiliado por um conjunto de tecnologias inteligentes, como o sistema G-Vectoring Control Plus da Mazda, que incrementa a estabilidade em curva.

Mas foi o percurso seguinte desta ímpar jornada que colocou à prova a viatura e o seu condutor, a Stone Road, com apenas 8,6 quilómetros de extensão, em pisos de terra e de via única, tendo, em algumas secções, uma largura inferior a dois metros, tantos quanta a altura de alguns dos seus 38 túneis escavados na rocha. Foi uma prova de tenacidade de uma estrada cuja construção arrancou em 1870 e que apenas se viu concluída mais de 130 anos mais tarde, em 2002!

Pode não contar com as quedas vertiginosas das Curvas de Derebaşı, mas a Stone Road é desafiadora o suficiente para que tenhamos que manter as duas mãos firmemente no volante. Escarpas íngremes, por vezes verticais, estão voltadas para cima – e, ocasionalmente, sobre a própria viatura – enquanto as águas opacas do rio que corre mais abaixo são um constante lembrete do risco associado a um potencial erro.

O controlo é tudo, aqui entrando em ação o sistema i-Activ All-Wheel Drive do Mazda CX-5, nomeadamente através dos 27 sensores que monitorizam, constantemente, a estrada e as condições de condução, controlando a distribuição do binário entre as rodas dianteiras e as traseiras, para melhorar a aderência e a tração, mesmo em superfícies soltas ou escorregadias, como as desta Stone Road.

Uma vez ultrapassadas as suas dificuldades, restava pela frente a viagem para oeste, até o local de chegada em Ürgüp, na Capadócia. Viagens mais longas como esta tornam-se ainda mais agradáveis pelo avançado sistema de conectividade do CX-5, integrando ligações às plataformas Apple CarPlay® e Android Auto™, bastando simplesmente escolher a sua música favorita para se fazer acompanhar da banda sonora ideal, para uma condução memorável.

À semelhança dos anteriores, esta “Mazda Epic Drive – Turquia 2022” revelou-se uma experiência inesquecível, em que a beleza natural e as estradas deslumbrantes deste país se viram reforçadas pelas ímpares características dos modelos Mazda CX-60 e Mazda CX-5, garantes de conforto, capacidade e confiança. Foi o mais recente trajecto da já quase centenária história das “Mazda Epic Drives”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)