Ferrari 360 Modena: A limousine mais rápida do mundo?
Ferrari aposta em Veículos Elétricos, sem abdicar da emoção… ou do som

Marca de Maranello acaba de apresentar o Ferrari Vision Gran Turismo

By on 28 Novembro, 2022

Depois de muita espera, a Ferrari junta-se à lista de construtores que já criaram um modelo específico para o Gran Turismo e mal podemos esperar para o experimentar em diversos dos circuitos disponíveis.

Amados por uns, detestados por outros, os Vision Gran Turismo têm contribuído para que algumas equipas de design consigam dar asas à imaginação e criar projetos ainda mais arrojados, sem as habituais limitações impostas pelo mundo real. E agora, é finalmente a vez da Ferrari. É um dos construtores mais desejados no mundo de Gran Turismo, com uma enorme experiência no mundo da competição e por essa mesma razão, muitos dos entusiastas deste título estavam com uma curiosidade enorme sobre como seria a interpretação da marca de um desportivo destinado a um mundo virtual.

Apresentado oficialmente no Mónaco, momentos antes da inacreditável (e imprópria para cardíacos) final da Gran Turismo World Series, o Ferrari Vision Gran Turismo, numa versão física à escala real, foi destapado por Kazunori Yamauchi (criador e produtor de Gran Turismo) e por Flavio Manzoni (responsável máximo de design da Ferrari).

Trata-se de um monolugar com uma carroçaria muito agressiva e futurista, mas que retira inspiração dos modelos de competição da marca italiana dos anos 60 e 70, que tanto sucesso tiveram em provas de resistência como as 24 horas de Le Mans ou as 24 horas de Daytona. Ainda que a carroçaria do Vision Gran Turismo inclua linhas bastante futuristas, há diversos traços de modelos como o 330 P3 ou o 512 S que são trazidos para este novo modelo.

Na parte mecânica, o novo Vision Gran Turismo usa o mesmo motor V6 de três litros que é incluído em modelos como o Ferrari 296 GTB, GTS e no GT3, mas também no novo 499P que foi apresentado recentemente e marca o regresso da marca à categoria mais elevada das provas de resistência. Apesar disso, no caso do VGT, não existem regulamentos nem outro tipo de restrições para cumprir, pelo que foi possível extrair o máximo de potencial desta solução. Ou seja, no novo Ferrari VGT, o motor V6 turbo de três litros oferece uma potência máxima de 1030 cavalos às 9000 rpm, sendo que ainda estão disponíveis 326 cavalos adicionais nos três motores elétricos que também fazem parte deste modelo, um no eixo traseiro e um cada uma das rodas dianteiras.

O novo Ferrari Vision Gran Turismo estará disponível para todos os jogadores de GT7 a partir do dia 23 de dezembro, mas para os participantes de um desafio que está a decorrer durante as finais do Gran Turismo World Series, poderá chegar à caixa de ofertas um pouco mais cedo, a 15 de dezembro. Esta será também a data em que o modelo físico à escala real fará a sua primeira aparição pública no museu da marca em Maranello, onde ficará em exposição até março do próximo ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)