Interior Inovador: Como a luz define o CUPRA DarkRebel
PIRELLI NA TIRE COLOGNE PARA DESVENDAR NOVOS PRODUTOS E APRESENTAR AS SUAS INOVAÇÕES E O PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

Marcas que deixaram o seu lugar na história automóvel (parte 2)

By on 28 Fevereiro, 2018

Depois de termos apresentado “7 marcas que deixaram o seu lugar na história automóvel”, continuámos em pesquisas pelo universo do mundo automóvel e reunimos um novo conjunto de bons exemplos, que apresentamos nesta Parte 2. Sejam mais ou menos conhecidas, com maior ou menor longevidade, produziram exemplares que são parte da história automóvel. Conheça as marcas que se encontram na Parte 2 deste trabalho, percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.

André Duarte

Autobianchi (1955-1995): marca italiana que surgiu pelas mãos da Bianchi com apoio da Pirelli e Fiat. Notabilizou-se pela conceção de carros de pequenas dimensões. Nos seus modelos chegavam a ser utilizadas e testadas soluções que mais tarde viriam a integrar os modelos Fiat, como a tração dianteira e fibra de vidro;

Hummer (1992-2010): chegou ao mercado com uma versão ‘civilizada’ do veículo militar Humvee. Seis anos após o seu nascimento, a marca passou a integrar a General Motors. No final da sua vida, houve a tentativa de esta ser vendida ao mercado chinês, mas tal não viria a passar de intenções;

Matra (1964-2003): esta marca francesa esteve em diversas frentes de negócio – bicicletas, automóveis, aeronáutica e armamento – surgindo no ramo automóvel após Jean-Luc Lagardere ter comprado a Automobiles René Bonnet. Tornou-se conhecida no mundo das quatro rodas pela produção de carros desportivos e de corridas;

Oldsmobile (1897-2004): fundada por Ransom Eli Olds, em 1908 passou a integrar a General motors posicionando-se entre a Pontiac e a Buick. Em 2004 a sua produção viria a ser descontinuada;

Plymouth (1928-2001): sedeada nos EUA, a produção esteve a cargo da Chrysler Corporation numa primeira fase, seguindo-se a DaimlerChrysler. A marca surgiu no mercado com modelos de baixo custo, de forma a fazer frente À Chevrolet e Ford;

Pontiac (1926-2010): começou por se afirmar como uma marca com modelos performantes e a preços acessíveis. Detida pela General Motors, e com comercialização nos EUA, Canadá e México, viu a crise financeira traçar-lhe o fim. Em 2009 o último modelo saído das linhas de produção viu a luz do dia;

Rover (1878-2005): começou como uma marca de bicicletas no século XIX. Os automóveis só surgiram em 1904. Já nos anos 70 do século XX foi uma das maiores empresas de negócio do mundo automóvel. Enquanto independente conheceu o seu melhor período. Chegou a ser propriedade da BMW e em 2005 a sua produção terminou, já então enquanto MG Rover, que entrou em insolvência. Hoje vemos o seu nome inserido na ‘comunidade’ Jaguar Land Rover;

Simca (1934-1978): tendo como fundador Henri Théodore Pigozzi e nascendo com afiliação à Fiat, mais tarde passou para as mãos da Chrysler, extinguindo-se quando esta deixou de ter atividades na Europa. A marca chegou a ser um dos maiores construtores em França;

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)