Marcas desaparecidas: Wolseley

By on 25 Julho, 2023

A companhia britânica fundada em 1901, independente até 1935, quando foi incluída na British Motor Company, e marca de prestígio até 1975. As suas origens remontam a 1895 quando Herbert Austin, diretor da Wolseley Sheep Shearing Company, começou a interessar-se por carros e mecânica.

Nesse Inverno criou uma versão muito própria de um Léon Bollé que Austin tinha visto em Paris. Infelizmente, alguém já tinha adquirido os direitos para replicar os Léon-Bollé, o que obrigou Austin a criar um desenho original.

A produção da Wolseley voltou a ter dificuldades com o segundo modelo, desenhado como

um triciclo (duas rodas atrás, uma à frente), com suspensão independente e motor central. Apesar da muita publicidade e vários períodos de saldos, nenhum foi vendido. O terceiro modelo surgiu em 1899 e chama-se “Voiturette”. Tinha quatro rodas, mas era guiado através de um guiador e não de um volante. No ano seguinte, a marca lançou um modelo com volante, mas o primeiro Wolseley comercializado era baseado no “Voiturette”, embora com sucesso relativo. A empresa mudou de mãos em 1901 porque Austin quis fundar a sua própria companhia, a Austin Motor Company, que surgiu em 1905. Seguindo independente, a Wolseley comprou empresas e em 1914 transformou-se na Wolseley Motor Company.

Presente em diversos países do Mundo, a companhia cresceu e em 1918, iniciou uma “joint venture” com a Ishikawajiama Ship Building and Engineering, empresa que, a partir de 1949, passou a ser conhecida como Isuzu Motors.

Foi um período de grande euforia, com a produção de carros de topo, que inevitavelmente conduziu à bancarrota em 1926. William Morris comprou então a empresa por 730 mil libras, em luta com a GM e a Austin. Novo fracasso acabou por deixar a Wolseley debaixo da mão da Morris Motor Company,

passando a realizar modelos de topo baseados nas versões populares da Morris. A fusão da Austin e da Morris para criar a British Motor Company (BMC) “engoliu” a Wolseley e com o tempo, a marca foi perdendo fulgor. A fusão com a Leyland (de onde nasceu a British Leyland) viu o desaparecimento da Riley, concorrente directa, mas o seu futuro não foi melhor e acabou por desaparecer dentro do grupo British Leyland e posteriomente, Austin Rover. A marca passou a pertencer à Nanjing Automobile Group, mas não havia planos para o seu regresso…

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