Descapotável de luxo redefinido: Conheça o Maserati GranCabrio
Novos Maserati Granturismo Folgore e Grecale Folgore disponíveis para compra na Europa

Maserati apresenta gama “Model Year 2019” e novo Levante GTS

By on 12 Julho, 2018

A Maserati escolheu a 25ª edição do Festival de Goodwood para a estreia mundial da gama Maserati MY19 e do novo Levante GTS. O SUV da Maserati com motor V8 e 500 cv é o irmão mais novo da versão de topo de gama, o Levante Trofeo, que faz a sua estreia europeia no mais prestigiando evento automóvel do mundo. As duas versões V8 estão disponíveis apenas nos EUA, Médio Oriente e em alguns mercados da região Ásia-Pacífico, Espera-se que o Festival de Goodwood, que desde 1993 proporciona uma inebriante combinação de automóveis glamorosos e estrelas do desporto motorizado, atraia mais de 200 mil visitantes ao longo de um espetacular programa de 4 dias.

O Levante GTS Twin Turbo V8 mantém a arquitetura em V a 90° da unidade de 3,8 litros instalada no topo de gama Quattroporte GTS, embora reformulada para trabalhar com o sistema de tração integral Q4 Intelligent All-Wheel Drive, e reafinada para disponibilizar 550 cv (404 kW) às 6250 rpm, e um binário máximo de 730 Nm constante entre as 2500 e as 5000 rpm. Como todos os motores Maserati a gasolina, este V8 é montado pela Ferrari em Maranello.

Graças à sua notável relação peso/potência de 3,9 kg/cv, o Levante GTS necessita de apenas 4,2 segundos para alcançar os 100 km/h, ao mesmo tempo que a sua velocidade máxima é de 292 km/h – valores de performance de um superdesportivo moderno disfarçado por uma carroçaria de SUV de luxo.

O rígido e perfeitamente equilibrado chassi do Levante foi ajustado para lidar sem esforço com a imensa potência do GTS, proporcionando uma experiência de condução digna da linhagem “Gran Turismo” deste novo Maserati of SUVs com motor V8.

O inconfundível design do Levante alcançou novos níveis de desportividade na versão Trofeo, e o novo GTS adotou um tema estilístico similar, focado na secção inferior dianteira e no para-choques traseiro, garantindo uma presença desportiva, porém, sofisticada.

Os designers de interiores conceberam várias soluções elegantes para criar um ambiente distinto no habitáculo do Levante GTS, dotando-o, de série, de revestimentos integralmente em pele de elevada qualidade, ou em pele natural Pieno Fiore de flor integral em opção, pedaleira desportiva e sistema de som Harman Kardon com 14 altifalantes.

Juntamente com a derivação V8, a gama Levante recebeu novos conteúdos, como as óticas dianteiras adaptativas Fulll LED Matrix como opção, ou o sistema IVC (Integrated Vehicle Control) de série, já disponível nas berlinas Ghibli e Quattroporte. Mais do que simplesmente corrigir a instabilidade do veículo, a função IVC ajuda a preveni-la, proporcionando uma superior segurança ativa, uma dinâmica de condução melhorada e um desempenho ainda mais emocionante.

Atualizações subtis e novos conteúdos para as berlinas da Maserati e para o Levante.

Todas as versões do Ghibli, do Quattroporte e do Levante adotaram a redesenhada alavanca de comando da caixa de velocidades, previamente introduzida no Levante Trofeo, que oferece um diagrama de mudanças mais intuitivo, um curso mais curto e uma operação melhorada. O condutor pode, agora, optar por utilizar a caixa de velocidades ZF de oito relações em automático ou no modo manual simplesmente através da deslocação do punho da direita para a esquerda, ao passo que um simples pressionar do botão “P” coloca, sem esforço, a transmissão no modo de parque.

O sistema de infoentretenimento MTC+, nos três modelos, foi melhorado através dos gráficos do ecrã atualizados e da melhor ergonomia do sistema de controlo climático. Nos seus sumptuosos interiores, a Maserati introduz, pela primeira vez, a pele natural Piene Fior de flor integral, sem comparação com qualquer outro material utilizado na indústria automóvel, devido ao seu toque natural e suave, e ao caráter único que obtém com o passar dos anos.

A pele Pieno Fiore é de série no Levante Trofeo, e está disponível como opção em todas as versões do Levante, Ghibli e Quattroporte, em três cores – preto, vermelho e castanho –, com costuras específicas nos bancos e costuras duplas nos painéis das portas. A Maserati também oferece dois acabamentos interiores de alto brilho totalmente novos para os Ghibli e Quttroporte, e três para o Levante.

As paletes de cores exteriores também foram renovadas para o MY19: está disponível uma escolha de dez cores para o Quattroporte, e de onze para os modelos Ghibli e Levante. Duas novas cores de tripla camada estão agora disponíveis, criadas para realçar o design de cada qual, o emblemático vermelho Rosso Potente, e o profundo azul escuro Blu Nobile. O Centro de Estilo da Maserati também criou uma grelha frontal e saias laterais exclusivamente para o Quattroporte GTS GranSport.

Na ampla coleção de jantes de liga leve desenhadas especificamente para cada modelo da Maserati, existem cinco desenhos totalmente novos no catálogo para o MY19, nas dimensões de 20” e 21”, dois para cada um dos modelos Levante e Quattroporte, e um para o Ghibli. A jante Orione de 22” em alumínio forjado – a maior alguma vez criada pela Maserati – está exclusivamente disponível para as versões de topo GTS e Trofeo do Levante.

Quanto ao recentemente introduzido pack Nerissimo, foi atualizado para o MY19. Está, agora, disponível numa mais ampla gama de cores específica para cada modelo, combinando elementos em preto com óticas dianteiras por LED, farolins traseiros e ponteiras de escape escurecidos, pormenores de acabamento em cromado preto e novas jantes com acabamento escurecido.

O stand e as atividades da Maserati no Festival de Goodwood 2018

A Maserati, enquanto Parceiro Automóvel do Festival, deixa a sua marca este ano em diversos locais situados ao longo da propriedade de Goodwood, e convidou tanto clientes como jornalistas para assistir a este emocionante evento. Modelos selecionados da Maserati irão enfrentar a Subida de Goodwood de 1,86 quilómetros, oferecendo a experiência de ir a bordo de um supercarro a jornalistas, influenciadores das redes sociais e parceiros da marca.

Os novíssimos Levante GTS e Levante Trofeo, que faz a sua estreia europeia em Goodwood, darão as boas vindas aos visitantes no stand da Maserati, onde os acabamentos GranLusso e GranSport estarão no centro das atenções. O emblemático Maserati MC12, na sua decoração azul de competição, também estará em exposição. O estrondoso motor V12 do MC12 GT1 Centenario rugirá na montanha, participando na icónica Subida de Goodwood na sexta-feira, no Sábado e no Domingo. O MC12 Versione Corse também estará em destaque na exposição das Bodas de Prata do Festival de Goodwood.

Os GranTurismo MC, GranCabrio Sport e Levante MY19 também emocionarão a multidão durante a Corrida de Superdesportivos da Michelin a realizar no evento.

Para além da Estreia Mundial do novo Levante GTS, da estreia europeia do Levante Trofeo e do lançamento oficial da sua gama do MY19, a Maserati, em colaboração com parceiros de renome, oferece uma experiência inesquecível de estilo, conforto e altas prestações verdadeiramente italiana aos seus convidados em Goodwood. Para além do mais, no stand da Maserati, a Bulgari exibe os relógios Octo Retro Maserati GranLusso e GranSport, que contam com um mostrador único com contagem regressiva dos minutos e independente para as horas, genuinamente evocando o painel de instrumentos de um Maserati dos tempos modernos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)