Maserati apresenta o Project24, um arma destinada aos circuitos

By on 23 Julho, 2022

A Maserati criou um novo modelo com o objetivo de satisfazer alguns dos seus clientes mais exigente, que desejam um automóvel para utilizar nos seus circuitos preferidos.

O novo Maserati Project24 é baseado no MC20 de estrada, mas está restringido à utilização em circuito ou em áreas provadas, uma vez que não está homologado para circular em estrada. Com uma produção limitada a apenas 62 unidades, o Project24 será o modelo perfeito para que os mais endinheirados clientes possam ter uma arma perfeita para utilização em track-days ou outros eventos em pista.

O motor é o mesmo do MC20, mas com algumas melhorias, que contribuíram para a subida de potência até aos 740 cavalos, tais como os novos turbocompressores, por exemplo. Além disso, e num conjunto que pesa apenas 1.250 quilos, está também presente uma configuração de suspensão mais inovadora, um sistema de travagem com discos carbo-cerâmicos, pneus de competição e as obrigatórias características de segurança aprovadas e homologadas pela FIA.

O Project24 foi desenhado pelo Centro Stile Maserati, com luz verde em termos de arrojo, uma vez que não terá de lidar com questões de homologação, nem para estrada, nem para competição. Isso faz com que este modelo se torne automaticamente num colecionável para os maiores fãs da marca do tridente, ainda que existam apenas 62 unidades. Mas para essas 62, e para os seus proprietários, a Maserati já tem previstos um conjuntos de eventos específicos, para que estes possam ser usados da melhor forma possível.

Para melhor conhecer o Maserati Project24, aqui ficam as suas principais especificações e características técnicas:

Veículo

  • Automóvel de dois lugares não homologado para a estrada
  • Design Maserati Centro Stile
  • Comprimento/altura (mm) 2020* x 1220*
  • Peso a seco: menos de 1250 Kg

Conforme os requisitos de competição da FIA

  • Depósito de combustível de 120 litros FT3 homologado pela FIA
  • Extintor de incêndio segundo especificações FIA
  • Estrutura anti capotamento homologada pela FIA

Motor

  • Motor Maserati Nettuno
  • V6 a 90° biturbo
  • 3000 c.c.
  • 740 cv
  • Maserati Twin Combustion (MTC) Twin Spark com duplo controlo de combustão TJI
  • Cárter seco

Tração/transmissão

  • Tração traseira, caixa de velocidades sequencial de competição de 6 relações com patilhas no volante
  • Embraiagem de competição e diferencial traseiro autoblocante mecânico

Carroçaria

  • Carroçaria totalmente nova em fibra de carbono com componentes específicos em fibras naturais
  • Aerodinâmica de alto desempenho
  • Asas dianteira e traseira multi-reguláveis
  • Elevada downforce
  • Luzes dianteiras por LED
  • Luz de chuva aprovada pela FIA
  • Vidros dianteiro e laterais em Lexan

Chassis

  • Monocoque central em fibra de carbono ultraleve
  • 3/4 macacos pneumáticos a bordo

Travões

  • Pinças de competição
  • Discos de competição ventilados Brembo CCMR
  • Sistema de arrefecimento dos travões feito sob medido

Jantes

  • Jantes em alumínio forjadas de 18” feitas sob medida
  • Fixação central
  • Pneus slick

Suspensão

  • Triângulos sobrepostos com eixo de direção semi-virtual
  • Amortecedores de competição reguláveis
  • Barras estabilizadoras dianteira e traseira ajustáveis

Interior

  • Bancos de competição (banco do passageiro opcional)
  • Pedaleira de competição regulável
  • Coluna de direção ajustável
  • Cinto de segurança de competição de 6 pontos
  • Volante multifunções em fibra de carbono
  • Volante com ecrã integrado
  • Câmara de visão traseira (opcional)
  • Registo de telemetria (opcional)
  • Câmara a bordo para gravação de vídeo (opcional)
  • Painel de controlo e sistema de aquisição de dados
  • Monitor de otimização da performance de condução (opcional)
  • Ar condicionado
  • Sistema de monitorização da pressão dos pneus (opcional)
  • ABS e controlo de tração de competição reguláveis

* Sujeito a alterações no decurso do desenvolvimento do veículo.

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