Descapotável de luxo redefinido: Conheça o Maserati GranCabrio
Novos Maserati Granturismo Folgore e Grecale Folgore disponíveis para compra na Europa

Maserati Ghibli comemora 55º aniversário

By on 3 Novembro, 2021

O Maserati Ghibli foi apresentado no dia 3 de novembro de 1966, no Salão Automóvel de Turim.

No dia 3 de novembro de 1966 a Maserati apresentava ao mundo, no Salão Automóvel de Turim, o novo Ghibli. Desenhado pelo icónico Giorgetto Giugiaro, este modelo destaca-se pela aparência desportiva, mas também por óticas dianteiras retráteis, grelha delgada e o mítico Tridente mais pequeno do que os antecessores do Ghibli. Visto de perfil mostra um longo e baixo capot, um para-brisas inclinado e o pilar traseiro triangular, este último, um detalhe que mais tarde foi aplicado em outros modelos da Maserati.

Devido ao capot mais baixo, o motor estava equipado com um cárter seco – uma solução utilizada apenas na competição – e estava montado num chassis tubular, numa posição bastante baixa. O Ghibli recorria a um novo motor baseado no oito cilindros utilizado no Mexico, que debita 330 cv na versão com 4700 cc. Mais tarde chegou a versão de 4900cc que oferecia ainda mais potência.

No total, entre 1967 e 1972, foram produzidas 128 unidades do Ghibli Spyder e mais de 1200 da versão coupé do Ghibli. Uma delas foi adquirida por Henry Ford (neto do fundador da Ford), que a colocou no átrio do Centro de Desenvolvimento de Produto da Ford, em Detroit, como um exemplo a seguir e uma fonte de inspiração. Em 2013 a Maserati decidiu trazer de volta o nome Ghibli para identificar uma berlina desportiva.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)