Descapotável de luxo redefinido: Conheça o Maserati GranCabrio
Novos Maserati Granturismo Folgore e Grecale Folgore disponíveis para compra na Europa

Maserati revela Ghibli, Quattroporte e Levante Nerissimo Edition

By on 6 Março, 2018

A Maserati revela os Ghibli, Quattroporte e Levante num fascinante “total black” na 88ª edição do Salão Automóvel de Genebra. O preto é sinónimo de elegância, mas também de uma extrema desportividade, ilustrando na perfeição a dupla personalidade inerente ao ADN da Maserati. A partir deste conceito, nasceu a Nerissimo Edition, que enfatiza as suas assertivas capacidades desportivas e as suas elevadas prestações.

Concebida para o Ghibli, o Quattroporte e o Levante – e disponível nos níveis de acabamento GranSport –, esta edição especial reveste cada veículo de preto. O exterior dos três modelos destaca-se pela sua sedutora e profunda pintura preta da carroçaria. O que se combina com os acabamentos contrastantes em Preto Cromado na secção superior da moldura da grelha e do Tridente, nas tomadas de ar laterais, na tampa da mala e no emblemático emblema da Maserati nos pilares C e na traseira. As barras da grelha, os puxadores das portas, as ponteiras de escape e as molduras das janelas, pelo seu lado, adotam um exclusivo acabamento em preto.

No Ghibli e no Quattroporte, um acabamento escurecido nas óticas dianteiras por LED e a opção entre jantes em liga Urano de 20” ou Titano de 21” – ambas em preto brilhante – completam o look exterior.

O Levante oferece atributos adicionais, como as proteções inferiores do chassi dianteira e traseira e os aros em preto dos faróis de nevoeiro. Está disponível com uma seleção de jantes em liga Nereo de 20”, Efesto de 20” ou Anteo de 21” – todas com acabamento escurecido.

O interior da Nerissimo Edition, na berlina desportiva Ghibli, conta com bancos desportivos dianteiros e traseiros aquecidos, volante desportivo aquecido e acabamentos interiores Dark Mirror – apesar de também estarem disponíveis os acabamentos Black Piano e em Fibra de Carbono. Os vidros escurecidos e a cortina traseira elétrica são atributos adicionais. A berlina executiva de topo de gama Quattroporte pode contar com acabamentos quer em Black Piano quer em Carbono. Está equipada com vidros escurecidos e uma câmara de marcha-atrás com grelha de linhas dinâmicas, e adiciona ainda a vertente prática da tampa da mala elétrica, do sistema HomeLink e do sistema de acesso sem chave Keyless Entry estendido às portas traseiras. O SUV Levante conta com bancos desportivos dianteiros e traseiros aquecidos, controlo automático da climatização de quatro zonas, pedaleira elétrica e sistema Easy Entry.

Outros modelos em exibição em Genebra

Outros modelos da Marca do Tridente estarão ainda presentes em Genebra numa variedade de versões e cores. Aqui se incluindo um Ghibli S Q4 GranLusso Bianco Alpi com jantes Urano Diamond de 20”, pinças de travão em alumínio polido, um luxuosamente elegante interior em seda Ermenegildo Zegna com pele vermelha, inserções em fibra de seda de amoreira Mulberry 100% natural e aplicações em madeira de ébano de elevada qualidade. O Quattroporte S Q4 GranLusso é apresentado na cor azul Blu Passione, com jantes Titano de 21” e pinças de travão pretas. O requintado interior em pele bege com inserções em madeira combina-se na perfeição com o exterior, e os dois bancos traseiros asseguram o máximo conforto para uma utilização executiva. Os modelos desportivos são representados pelo GranCabrio MC. Pintado de branco Bianco Birdcage, o cabriolet conta com jantes de 20”, pinças de travão pretas, um interior em pele e Alcantara e costuras contrastantes brancas que embelezam o habitáculo. Os pormenores em carbono também reforçam a marcante aparência desportiva do veiculo.

A gama

A gama da Maserati para 2018 foi amplamente renovada. Todos os cinco modelos, incluindo o GranTurismo e o GranCabrio, foram significativamente redesenhados, tendo sido também adicionados novos atributos.

Em linha com a nova estratégia de gama, as atualizações mais relevantes para o Ghibli e para o Levante 2018 estão relacionadas com a introdução dos acabamentos GranLusso e GranSport, que inicialmente apenas estavam disponíveis com o Quattroporte. O GranLusso é uma expressão de luxo exclusivo e refinado – comprovado pelos interiores em seda Ermenegildo Zegna ou totalmente em pele de fino grão –, enquanto que o GranSport foi concebido para acrescentar uma dimensão desportiva extra ao modelo.

O Ghibli é o automóvel mais vendido da história da Maserati, com mais de 84 200 unidades entregues desde 2013. O Ghibli MY18 conta com óticas dianteiras integralmente por matriz de LED Adaptativas com tecnologia anti-reflexo “Glare Free”, desenvolvida em colaboração com a Magneti Marelli Automotive Lighting. O Quattroporte MY18 também introduziu os faróis integralmente por LED Adaptativos em todas as versões, de série com tecnologia “Glare Free” em forma de “L”, que garante uma iluminação mais duradoura e natural, com uma visibilidade substancialmente melhorada, quando comparada com a tecnologia Bi-Xénon.

Em destaque particular, entre as importantes inovações técnicas, está a direção eletricamente assistida Electric Power Steering (EPS). Que permite disponibilizar as funções ativas dos novos sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), que incluem a assistência à condução em auto-estrada Highway Assist (HAS), o assistente à manutenção na faixa de rodagem Lane Keeping Assist (LKA), a monitorização ativa do ângulo morto Active Blind Spot Assist (ABSA) e o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito Traffic Sign Recognition (TSR). A EPS substituiu a direção hidráulica nas duas berlinas da Maserati e no Levante, melhorando o comportamento e o conforto dos veículos, ao mesmo tempo que mantém a excelente manobrabilidade típica de todos os Maserati.

Não há fim à vista para êxito do Quattroporte, com o Quattroporte MY18 a confirmar, mais uma vez, o seu lugar no cúmulo do segmento das berlinas de topo de gama.

Em 2016, o lançamento do Levante – o primeiro SUV produzido pela Maserati nos seus 100 anos de história – representou um ponto de viragem para a Marca do Tridente, com a sua entrada no maior segmento do mercado dos automóveis de luxo a nível global. Em Genebra, a Maserati exibe o Levante MY18, que adotou a EPS para uma experiência de condução ainda mais emocionante, tanto em estrada como fora dela.

O “Maserati of SUVs” foi concebido para empolgar os entusiastas dos automóveis desportivos, e cumpre com o seu objetivo graças ao uso extensivo de materiais leves, à repartição ideal do peso de 50:50 e ao mais baixo centro de gravidade do segmento. O Levante exibe uma agilidade incomparável no segmento dos SUV de luxo, bem como um extraordinário conforto em terrenos mais acidentados e um excelente comportamento em estrada sobre superfícies de baixa aderência.

As óticas dianteiras integralmente por LED Adaptativas são outro atributo notável do Levante. Ainda no que diz respeito a este mnodelo, por forma a oferecer as melhores opções de personalização e exclusividade, a gama de Acessórios Genuínos Maserati propõe, em estreia absoluta, as jantes Eracle de 21” de desenho exclusivo. Estarão disponíveis a partir de março na cor cinzento mate, com um acabamento diamantado que enriquece o seu atraente design.

O GranTurismo e o GranCabrio MY18 foram sujeitos a um elegante restyling que melhorou a sua aerodinâmica, enquanto que a renovação dos seus interiores incluiu a introdução de uma interface do condutor totalmente nova e de um completo sistema de infoentretenimento.

A nível global, foram entregues 51 500 automóveis em 2017. A Maserati está presente em 77 mercados, o maior dos quais é a China, seguido pela América do Norte.

Integrated Vehicle Control (IVC)

O Ghibli e o Quattroporte contam com um mais potente motor V6 de 3,0 litros e também recorrem ao novo sistema IVC desenvolvido pela Bosch em colaboração com a Maserati. Este importante desenvolvimento técnico evita – em vez de simplesmente corrigir – a instabilidade do veículo, garantindo uma maior segurança ativa, uma melhor dinâmica de condução e um desempenho mais entusiasmante.

O IVC faz parte do software do controlo electrónico de estabilidade ESP (Electronic Stability Program), trazendo para a estrada tecnologia aeroespacial. Recorre a um controlador de alimentação direta inteligente que prevê as condições de condução, depois antecipando o ajuste do sistema de travagem e do regime do motor. O sistema opera de forma mais regular e suave do que o ESP tradicional, garantindo ao automóvel um melhor equilíbrio e uma maior motricidade em condições extremas. Também faz uso de uma vetorização de binário inteligente, para otimizar de forma natural a dinâmica lateral mesmo quando o ESP está desativado.

“Officine Maserati” – a nova marca dedicada ao programa de Usados Certificados da Maserati

O programa de Usados Certificados “Officine Maserati” será lançado ao redor do globo em 2018, garantindo a máxima segurança para quem quer que compre um Maserati em segunda mão.

Para se qualificar para o nível “Officine Maserati”, cada veículo terá de passar por um rigoroso processo de teste de 121 pontos. O programa inclui, também, quilometragem ilimitada e assistência em viagem. A iniciativa envolve mais intimamente a rede da Maserati nas suas atividades, permitindo aos concessionários autorizados reforçar a frota de modelos da Maserati disponíveis, oferecer uma mais ampla gama de serviços e aumentar a fidelidade do cliente.

Octo Maserati GranLusso e GranSport by Bulgari

A prestigiante colaboração entre a Maserati e Bulgari prossegue com os relógios Octo Maserati. Os Octo Maserati GranLusso e GranSport by Bulgari são relógios exclusivos, concebidos em exclusivo para proprietários de modelos da Maserati. O espetacular mostrador conta com contagem regressiva dos minutos e independente para as horas, que evoca o conta-rotações de um Maserati à escala real, enquanto que a correia em pele com pespontos é uma reminiscência dos revestimentos interiores da Maserati.

Maserati Capsule Collection by Ermenegildo Zegna

Inspirada pelo acabamento GranLusso, a exclusiva Maserati Capsule Collection by Ermenegildo Zegna estará em exibição no stand da Maserati em Genebra, A sofisticada coleção de vestuário em micro-fibras – com pormenores em micro nubuck – orientado para viagens, e de luxuosos acessórios em pele, é uma expressão concreta da manufatura e da elegância que têm unido as duas marcas italiana desde que iniciaram a sua prestigiante parceria em 2013.

Serviços financeiros

O FCA BANK é um banco que opera, principalmente, no setor do financiamento automóvel e está disponível para satisfazer os requisitos de mobilidade dos clientes da Maserati. A empresa está ativa na maioria dos mercados europeus com a missão de gerir as atividades financeiras que apoiam as vendas de prestigiantes marcas de automóveis na Europa. A qual executa através de inovadores programas de financiamento e de leasing, complementados por dedicados serviços de elevado valor acrescentado, especialmente concebidos para as redes de vendas, clientes particulares e frotas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)