Média de idade dos carros na Europa é de 13,9 anos: elétricos representam apenas 1,2% do parque atual
Mazda3 2024: Sistemas de segurança e infotainment mais evoluídos

Mazda 3 confirma estreia mundial no Salão de Los Angeles

By on 8 Novembro, 2018

O AUTOMAIS já lhe deu a conhecer o novo modelo da Mazda, que a marca japonesa acaba de confirmar ser apresentado mundialmente no Salão de Los Angeles.

O Mazda 3 tem sido dos carros mais complicados de “apanhar” em testes com a casa japonesa a fazer o seu trabalho de uma forma serena e bem secreta. Até agora não há uma única foto do modelo em testes e só existem as imagens que a Mazda divulgou e do protótipo que lhe deu origem, o Kai.

Protótipo que pela primeira vez surgiu no Salão de Tóquio do ano passado e de onde o Mazda 3 bebe inspiração, com as naturais distâncias que separam um protótipo de um modelo de produção em série.

Além das fotos, a Mazda não revelou muito mais, sublinhando, contudo, que o novo Mazda 3 é uma “interpretação mais rica da filosofia de estilo Kodo”, o que deixa antever que o carro terá muitas semelhanças com o CX-5, o mais recente modelo da marca.

Sabe-se, também, que o 3 usufruirá da arquitetura Skyactiv-X. Depois do programa SkyActiv lançado há duas mãos cheias de anos (2008 com os primeiros produtos a surgirem em 2011) as evoluções têm sido constantes e com a chegada de novas tecnologias, a plataforma chegou à versão X e está pensada para o novo motor da Mazda.

Este novo propulsor apresentado o ano passado, utiliza a tecnologia “Spark Controled Compression Ignition” que mistura gasolina e ar de forma regular, como em outro motor, mas faz a ignição através da compressão da mistura qua do o motor está com pouca carga, ou usa a vela de ignição quando a carga é maior. Quer isto dizer que utiliza metade do volume de combustível gasto por um motor convencional, em quase todas as rotações. Funciona com mistura muito pobre, melhora o controlo térmico e reduz sobremaneira o consumo e as emissões de NOx.

A Mazda reclama que este motor SkyActiv é tão eficiente que faz melhores resultados que os blocos diesel, sendo que em termos de performance não há perdas, antes pelo contrário. O novo chassis também tem como objetivo que o comportamento em estrada melhore. O carro terá versões de cinco e quatro portas, desconhecendo-se se, finalmente, a Mazda vai fazer uma carrinha do 3.

O novo Mazda 3 será um pouco maior que o atual modelo com 4420 mm de comprimento, 1855 mm de largura e 1375 mm de altura. Com mais 50 mm na distância entre eixos, o novo modelo é mais comprido, mais largo, mais baixo e com mais espaço no habitáculo. As rodas foram puxadas para os extremos da carroçaria, dando uma imagem compacta de um carro que é essencial para a Mazda.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)