Atualização do Mazda2 Hybrid combina novo design com mais tecnologia
Mazda de vento em popa: Vendas na Europa cresceram 24%

Mazda adere à Associação de Investigação: procura-se nova geração de combustíveis

By on 30 Março, 2023

A Research Association of Biomass Innovation for Next Generation Automobile Fuels (Associação de Investigação de Inovação em Biomassa para uma Nova Geração de Combustíveis para Automóveis, ou “Associação de Investigação”) e a Mazda Motor Corporation (“Mazda”) juntaram-se, com a marca de Hiroshima e ficar como membro de pleno direito da associação.

Esta Associação de Investigação foi criada a 1 de Julho de 2022 pela ENEOS Corporation, Suzuki Motor Corporation, Subaru Corporation, Daihatsu Motor Co. Ltd., Toyota Motor Corporation e Toyota Tsusho Corporation. A adesão da Mazda eleva para sete o número total de empresas envolvidas.

A Associação de Investigação promove a investigação tecnológica sobre a utilização da biomassa, bem como a produção eficiente de bioetanol como combustível para automóveis, com vista a uma sociedade neutra em carbono.

A 25 de Outubro de 2022, a Associação de Investigação concluiu com a cidade de Okuma, na província japonesa de Fukushima, o “Acordo de Base sobre a Criação de Novas Instalações Empresariais”, tendo lançado iniciativas destinadas a resolver, rápida e adequadamente, os desafios enfrentados pela comunidade.

A investigação sobre as melhorias da tecnologia de produção de bioetanol como combustível para automóveis e a utilização do CO2 gerado durante a produção deste combustível, que a Associação de Investigação tem vindo a promover no âmbito de um leque de diversas opções para alcançar a neutralidade carbónica, coincide com o conceito promovido pela Mazda de proporcionar um maior número de opções com a sua estratégia de múltiplas soluções.

Esta sintonia levou a Mazda a decidir-se pela adesão à Associação de Investigação.

Hiroyuki Yamashita, Engenheiro Sénior Principal, responsável pela investigação tecnológica na Mazda, declarou: “Estamos muito honrados com este convite da Research Association of Biomass Innovation for Next Generation Automobile Fuels.

Através da Associação de Investigação, iremos trabalhar em conjunto com outras empresas membros da associação para promover a investigação e o desenvolvimento da tecnologia de produção de bioetanol como combustível para automóveis, bem como outras tecnologias. Envidaremos todos os esforços para aumentar o potencial dos combustíveis neutros em carbono, uma opção promissora para alcançar uma sociedade neutra em carbono”.

Por seu turno, Koichi Nakata, Presidente do Conselho de Administração da Research Association of Biomass Innovation for Next Generation Automobile Fuels, referiu: “Os combustíveis neutros em carbono são uma opção energética líder para a concretização de uma sociedade neutra em carbono.

Estamos muito satisfeitos com o facto de a Mazda, que possui vastos conhecimentos e tecnologias relacionadas com combustíveis neutros em carbono, se ter tornado no nosso mais recente parceiro.

A Associação de Investigação irá promover, ainda mais, a investigação sobre a tecnologia de produção de bioetanol como combustível automóvel e a utilização do CO2 gerado durante esse processo”.

Recorde-se que, na Europa, a Mazda é membro da eFuel Alliance (“Aliança”) desde 2021. A Aliança reúne organizações e partes interessadas, que apoiam o objectivo comum de estabelecer e promover os e-fuels e o hidrogénio, neutros em CO2, como contribuintes credíveis e reais para a redução das emissões no sector dos transportes.

A Mazda defende que a redução efectiva das emissões de CO2 deve ser alcançada através de duas abordagens complementares: em primeiro lugar, a adopção de veículos totalmente eléctricos para substituir os veículos com motor de combustão; e, em segundo, através da substituição progressiva dos combustíveis fósseis por combustíveis neutros em carbono, tanto nos automóveis com motores electrificados como nos de combustão interna já existentes.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)