Mazda CX-5: Geração 2023 para o mercado nacional
Mais uma viagem épica da Mazda, desta vez, pela Turquia, com o CX-60 e o CX-5

Mazda CX-5 2023: sete níveis de equipamento, três motorizações gasolina e diesel

By on 20 Março, 2023

O Mazda CX-5 tem como novidade para 2023 sete níveis de equipamento e três motorizações gasolina e diesel. Newground, Homura e o novo topo de gama Takumi, complementados por quatro patamares mais acessíveis e no que às cores diz respeito, há uma novidade: o Rhodium White completa palete de nove cores. de resto, em termos técnicos, a maior novidade é a integração, de série, do sistema inteligente Mazda M Hybrid nos blocos a gasolina, que passam, por isso, a ter a referência e-Skyactiv G.

O Mazda CX-5 surge em 2023 com um conjunto de pequenas evoluções, de modo a ir ao encontro das diferentes necessidades dos clientes do segmento dos SUV médios.

A maior delas é a composição da gama de propostas, com a Rede de Concessionários Mazda a proporem aos clientes nacionais sete níveis de equipamento, três motorizações térmicas (a gasolina e diesel) permitindo amplas configurações, de acordo com as preferência e necessidades de cada um.

Ao nível da gama, a Geração 2023 do Mazda CX-5 apresenta, em destaque, os mais recentes níveis Newground, Homura e Takumi, passando este último a configurar-se como topo de gama deste SUV de sucesso da Mazda. Substitui o anterior patamar High+, permitindo alinhar as denominações dos níveis de equipamento, tendência em linha com a restante gama de modelos Mazda.

Complementarmente e para os clientes que não busquem tanta distinção ou dispensem determinados conteúdos, a gama divide-se, ainda, nos níveis de acesso Advantage, Exclusive-Line, Centre-Line e Prime-Line (de entrada), todos eles dotados de características muito próprias.

Visualmente não se registam alterações significativas, apenas sendo de destacar a introdução da nova cor Rhodium White – estreada no SUV maior CX-60 – que permite sublimar a excelência das linhas do design Kodo, tal como acontece com o tom Zircon Sand estreado há um ano. Também ao nível da qualidade percebida e sentida, registam-se refinamentos ao nível dos materiais empregues, das soluções de segurança do vasto pacote i-Activsense, bem como nas soluções de apoio à condução, de conectividade e de conforto a bordo.

No domínio técnico, a maior novidade da Geração 2023 do Mazda CX-5 resulta da integração, de série, do sistema inteligente Mazda M Hybrid nos blocos a gasolina, que passam, por isso, a ter a referência e-Skyactiv G.

Compacto e eficiente, este sistema mild hybrid possui um Gerador de Arranque Integrado (ISG) acionado por correia e uma bateria de iões de lítio de 24V, solução que gera mais ganhos em termos de consumos, reciclando a energia recuperada durante a desaceleração para alimentar o ISG, funcionando como um motor elétrico, em apoio ao motor térmico. O upgrade complementa o sistema Mazda Intelligent Drive (Mi-Drive), que permite a selecção de diferentes Modos de Condução, de acordo com as situações do quotidiano, tudo assente na evolução do conceito Skyactiv-Vehicle Architecture da Mazda, que mantém em grande destaque o inegável e inigualável prazer de condução Jinba Ittai.

Por falar em motores, a oferta mecânica do actual Mazda CX-5 mantém a divisão entre os comprovados motores diesel Skyactiv-D (de 2.2 litros, com 150 cv ou 184 cv) e a gasolina e-Skyactiv G (2.0 de 165 cv e 2.5 de 194 cv, ambos agora mild hybrid), que potencialmente se podem associar a caixas de seis velocidades manuais ou automáticas e a sistemas de tracção a duas rodas ou integrais (i-Activ AWD), para uma vasta abrangência de possibilidades.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)