Mazda CX-80: Mais espaço, sem perder a essência
Atualização do Mazda2 Hybrid combina novo design com mais tecnologia

Mazda e Bose celebram 30 anos de parceria

By on 31 Agosto, 2021

O primeiro Mazda a ter sistema de som da Bose foi o Mazda RX-7 da terceira geração.

Em 1991 a Mazda e a Bose deram início a uma parceria tecnológica que dura até aos dias de hoje. Tudo começou com a terceira geração do Mazda RX-7, também conhecida por FD, onde os engenheiros de áudio criaram o denominado Acoustic Wave Cannon da Bose. Este sistema reproduz sons graves através de um tubo de 3,6 metros de comprimento com um woofer no interior. Este sistema foi algo complexo de conceber, mas o resultado final foi mais do que satisfatório. No entanto, esta é apenas a “ponta do Iceberg” da parceria entre as duas empresas.

Mais tarde, o sistema de som da Bose chegou ao bem conhecido Mazda MX-5. O descapotável é um marco importante no percurso entre a Mazda e a Bose porque é um tipo de carroçaria que oferece várias dificuldades ao nível sonoro. De facto, é difícil proporcionar uma qualidade de som devido ao ruído do vento, contudo, as duas empresas conseguiram superar essa dificuldade ao incorporarem um interruptor EQ que ajusta de forma automática o volume quando a capota está aberta. Para além disso, os MX-5 contam com altifalantes UltraNearfield que estão incorporados diretamente nos apoios de cabeça dos bancos, ou seja, perto dos ouvidos.

Um dos mais recentes desenvolvimentos entre as duas empresas é o denominado BassMatch. Este sistema consiste na concentração sonora nos cantos dianteiros que criam a reprodução de baixos sem atingir níveis incomodativos ou vibrações, enquanto os altifalantes de baixos nas laterais dianteiras são complementados por um subwoofer adicional na parte traseira de forma a alinhar os sons de baixa frequência em todo o habitáculo. Este sistema é utilizado no Mazda MX-30.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)