Mazda CX-30 2.0 e-Skyacytiv X – Ensaio Teste
Mazda Skyactiv X já está disponível para o 3 e para o CX-30 a partir de 30.874€

Mazda experimenta maior procura que o esperado para o motor Skyactiv X

By on 29 Novembro, 2019

O sucesso do motor a gasolina que pensa ser um diesel, tem estado a superar todas as expetativas de vendas no Velho Continente.

Segundo a Mazda, o motor Skyactiv X com a tecnologia SPCCI (Spark Plug Controlled Compression Ignition), disponível no Mazda 3 e no Mazda CX-30, está a ter uma procura maior que o esperado.

De acordo com declarações de Yasuhiro Aoyama, CEO da Mazda Europe, “desde o lançamento do motor, estamos a receber sinais encorajadores: 60% das encomendas do Mazda 3 são de carros equipados com o motor Skyactiv X, enquanto que 45% das encomendas do CX-30 são de modelos com o bloco SPCCI. Ou seja, o interesse na nossa tecnologia é muito mais elevado do que esperávamos.”

O CEO da Mazda Europe acredita que o CX-30 será o modelo da Mazda mais vendido na Europa em 2020, ultrapassando o CX-5 que, neste momento, é o modelo mais procurado da gama Mazda. Curiosamente, os modelos com motor Skyactiv X são mais caros que os modelos convencionais.

Recordamos que o motor SPCCIé uma unidade a gasolina que combina o sistema de ignição através da compressão da mistura do motor diesel com o sistema de ignição dos motores a gasolina. Cruza o melhor de dois mundos, oferecendo a rotação de um motor a gasolina com a superior resposta do bloco diesel, obtendo melhores consumos e reduzidas emissões.

O motor 2.0 litros Skyactiv X emite entre 5 a 10% menos que um motor a gasolina convencional e 1,5 a 7% face a um motor diesel. O bloco da Mazda debita 180 CV e 224 Nm de binário cm emissões entre 12 a 157 gr/km de CO2, segundo o protocolo WLTP. É um bom indicador, mas não chega para cumprir as normas europeias de emissões de CO2 e por isso a Mazda vai lançar o MX-30, modelo totalmente elétrico que o AUTOMAIS vai ensaiar este fim de semana em Lisboa.

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