McLaren: Os traços do futuro da marca britânica
BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado

McLaren e BMW de ‘mãos dadas’ em nova colaboração

By on 1 Fevereiro, 2017

É sempre com agrado que vemos duas marcas com história e dimensão, como são os casos da McLaren e da BMW, a abraçarem em parceria um projeto. Foi precisamente isso que aconteceu.

O objetivo é colaborarem no desenvolvimento de design e tecnologia que permita melhorar a eficiência para a próxima geração de motores de combustão interna. Em vista está também a redução das emissões de CO2.

Este projeto conta com o apoio do governo do Reino Unido – que foi um dos seus impulsionadores – através do Centro Avançado de Propulsão. O projeto será liderado pela McLaren, envolvendo mais cinco organizações diferentes: BMW Group; a Ricardo, que produz motores para os McLaren de estrada; a Grainger & Worrall, responsável pelo lançamento de alguns blocos de motor de muitas das equipas de Fórmula 1 e que irá contribuir com tecnologia focada no baixo peso; a Lentus Composites irá contribuir com o seu conhecimento em estruturas compósitas; e a University of Bath com as suas pesquisas e desenvolvimentos em sistemas de eficiência de motores de combustão interna.

O envolvimento da McLaren é algo que deixa na marca uma natural satisfação, como refere o chefe do gabinete executivo, Mike Flewitt: “Este é um projeto entusiasmante que joga com as forças de todos os parceiros. A McLaren Automotive tem uma reputação excecional na construção dos mais refinados motores do mundo, como demonstrado pelo nosso M838T e anteriormente com a vitória na categoria nos prémios de Motor Internacional do Ano. Iremos continuar a desenhar e a construir independentemente os nossos próprios motores e os benefícios deste projeto vão ajudar-nos a acelerar o desenvolvimento da nossa próxima geração de propulsores”, finalizou.

De recordar que a última vez que a McLaren e a BMW estiveram juntas num projeto dele saiu o McLaren F1. Equipado com um motor de 6.1 litros, V12, que debitava 627 cv e tinha uma aceleração 0-100 km/h de 3.2s.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)