23% dos veículos em circulação em Portugal são anteriores a 2010. Média europeia nos 14%
Mercado automóvel ainda não regressou aos níveis pré-Pandemia

Mercado automóvel continua no verde e sobe 16% em abril

By on 22 Maio, 2023

Pelo nono mês, as vendas de carros novos subiram e, apesar de um ligeiro abrandamento face a março, os números continuam a ser animadores.

As matrículas nos mercados da UE, da EFTA e do Reino Unido aumentaram 16% no mês passado para 964 932, informou na quarta-feira a ACEA num comunicado, mantendo assim a tendência pelo nono mês consecutivo. Desde agosto que o mercado de novo automóveis tem recuperado, graças a normalização das cadeias de fornecimento que atrasou sobremaneira a entrega de novos veículos.

Mas, segundo a JATO Dynamics, o mercado pode ainda flutuar muito com os elétricos entrarem cada vez mais em cena.

“É provável que haja muita instabilidade nos próximos 12 meses, à medida que os novos modelos elétricos tentam ganhar tração e a Tesla continua a aumentar a pressão”, afirmou Felipe Munoz, analista sénior da JATO Dynamics. “Existem ameaças ao crescimento resultantes de pressões inflacionistas e geopolíticas e, se incluirmos a guerra de preços, é provável que muitos clientes adiem as suas compras”.

Os veículos totalmente elétricos registaram um aumento de quase 50% nas matrículas em comparação com abril do ano passado, enquanto as vendas de veículos a gasolina aumentaram 15%. As encomendas de veículos a gasóleo diminuíram quase 1%.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)