Mercado: Transferência de propriedade cresceu, mas continua abaixo de 2019
Mercado: Elétricos influenciam negativamente os números de março

Mercado automóvel europeu começa 2021 em queda. Surpresas no top 10 de modelos mais vendidos

By on 24 Fevereiro, 2021

Segundo os dados da Jato Dynamics, o mercado automóvel europeu começou 2021 com o pé esquerdo, tal como aconteceu em Portugal. Com um total de 839 525 unidades vendidas em janeiro de 2021, o mercado europeu registou uma quebra de 26% quando comparado com igual período em 2020. Este resultado é o pior de sempre desde janeiro de 1982.

Delapidando os números, percebemos que pelo menos uma coisa não mudou: os SUV continuam a ser, por uma larga margem, a tendência de compra. De facto, esta carroçaria representa agora 44% das vendas em janeiro de 2021, com uma larga margem para carroçarias de segmento B. “A procura por SUV não mostra sinais de estagnação e a Europa está a apresentar padrões de aumento de popularidade semelhantes aos observados nos EUA e China. Tendo em conta os preços e níveis de emissões elevados, os resultados são particularmente notáveis”, refere Felipe Munoz, analista da Jato Dynamics.

Surpresas no top 10 de modelos mais vendidos

No que diz respeito a vendas por modelo, o top 10 de mais procurados registou algumas mudanças significativas. Em primeiro lugar, o Volkswagen Golf perde a liderança para o Toyota Yaris. Uma das grandes surpresas é a entrada do Peugeot 2008 para o sexto lugar com um aumento de 87% no número de vendas em janeiro de 2021 face a igual período no ano passado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)