Mercado: Elétricos influenciam negativamente os números de março
Fabricantes de peças temem pela volatilidade do mercado

Mercado automóvel europeu regista pior resultado de vendas em outubro desde 1990

By on 18 Novembro, 2021

Em outubro, o mercado automóvel europeu registou o número de vendas mais baixo desde que começaram as primeiras estatísticas em 1990.

A crise de semicondutores continua sem fim à vista e têm afetado fortemente a indústria automóvel. Com os períodos de entregas de veículos cada vez mais alargados, as vendas na Europa estão há quatro meses em quebra. Este resultado foi o mais fraco em termos de volume para um mês de outubro desde o início das estatísticas em 1990, segundo conta a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).

A mesma fonte indica que foram vendidos 665 000 veículos, uma quebra de 30,3% face a igual mês no ano passado. Esta queda deve-se a um recuo em praticamente todos os mercados, mas com especial influência nos quatro grandes mercados europeus. Em Itália a quebra foi de 35,7%, Alemanha chegou aos 34,9%, França teve uma queda de 30,7% e, por fim, em Espanha as vendas caíram 20,5%. “Apesar da recente queda nas vendas devido à escassez de semicondutores, os ganhos obtidos no início do ano permitiram permanecer em números positivos”, indicou a ACEA.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)