Mercado de carros usados: procura aumenta nos mais caros
Tendências do Mercado de usados: Procura em queda, oferta em alta, em janeiro

Mercado automóvel usado em Portugal: oferta cresce, transferência de propriedade -16% face a 2019

By on 8 Junho, 2023

O mercado de automóveis usados continha a manter a mesma tendência dos meses mais recentes, a oferta continua a crescer, este mês mais 14% face a maio do ano passado, mas dinâmica mantém-se negativa, sobretudo nos carros acima de 30 mil euros (-19%), apesar da procura e da oferta terem aumentado. Sempre que a oferta continua a crescer e não é acompanhada pela procura, isso condiciona muito o negócio, pois os preços têm que baixar na tentativa de voltar a alavancar as vendas.

A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros teve um decréscimo de -6% em abril de 2023, face ao mês homólogo de 2022. Regista ainda um decréscimo -16% em comparação com abril de 2019.
No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), há um crescimento de +47% em maio, face ao mesmo mês de 2019, e de +9% face a 2022.
O preço médio praticado pelos vendedores profissionais mantém-se estabilizado desde novembro do ano passado até ao momento, fixando-se em cerca de 23.750€.
Esta evolução representa, ainda assim, um aumento de cerca de +8% do preço face maio de 2022, quando o valor médio se fixava em 21.900€.
De acordo com os dados fornecidos pela BCA, os preços mantêm-se estáveis no comércio e no retalho em maio, uma tendência que já se tem vindo a verificar desde o início do ano, mas com muita oferta e menor procura, só há um caminho…
Segundo dados da ACAP, em maio verifica-se um aumento de +51,2% no total do mercado automóvel face ao mesmo mês de 2022, mas ainda abaixo do pré-pandemia (2019).
Há outro dado importante que nunca é referido nestes relatórios: apenas cerca de 35 % são para particulares. O resto é para empresas e para rent a car.
Ainda assim, no acumulado do ano 2023, há um crescimento de 40,4%. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 47% do mercado total de ligeiros em maio de 2023.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)