Mercado: Elétricos influenciam negativamente os números de março
Fabricantes de peças temem pela volatilidade do mercado

Mercado de carros usados cai 11% em 2020

By on 16 Abril, 2021

Depois de termos relevado que o mercado automóvel português, no que diz respeito à venda de carros novos, caiu 33,9% em 2020. Agora, a plataforma Standvirtual lançou o estudo “Motors – 2020 Market Report” que mostrou os dados relacionados com o mercado de carros usados. Segundo o estudo, a venda de automóveis e veículos comerciais usados caiu 11% em 2020. A título de curiosidade, é preciso recuar à crise de 2009 para encontrar um volume de transferências de propriedade inferior ao apresentado em 2020.

“O mercado de usados vive em permanente equilíbrio com o de novos. Desta forma, para além das condicionantes próprias que afetam os usados, o mercado é influenciado pelos novos. A diminuição de vendas diretas de novas viaturas, que implica o consequente decréscimo de retomas e uma retenção de viaturas nos concessionários, a redução de viaturas de rent-a-car, originando menos semi-novos, e menos viaturas provenientes da conclusão de contratos de renting, provocaram uma escassez de oferta no mercado de usados”, podemos ler em comunicado.

“No entanto, não podemos esquecer o outro lado da equação. A crise sanitária causou a perda de rendimentos a muitos portugueses e lançou o receio sobre o futuro da economia. Também estes fatores se refletem na concessão de crédito automóvel. Muitos adiaram e continuarão a adiar a compra de uma nova viatura, seja ela usada ou nova”, acrescenta o relatório.

Fonte: Motors – 2020 Market Report

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)