Mercado: Elétricos influenciam negativamente os números de março
Fabricantes de peças temem pela volatilidade do mercado

Mercado europeu com perdas sensíveis em março

By on 2 Abril, 2020

Os danos que a pandemia de Covid-19 está a provocar na economia podem gerar uma nova crise financeira e provocar ainda mais mortos que o vírus que tem acelerado desde a China a toda a velocidades pelo mundo inteiro.

Dados concretos dizem que o mercado francês recuou 72% em março, mas acredita-se que seja próximo de 100% em abril, devido as medidas de confinamento dos franceses face ao Covid-19. Há quem diga que o mercado europeu vai recuar a números só vistos em 1945, como é o caso de Juergen Pieper analista da Bankhaus Metzler, citado pelo Automotive News Europe. O CEO da Valeo, Jacques Aschenbroich, declarou na rádio francesa BFM que “abril será ainda mais complicado porque as populações vão continuar confinadas em vários países e por isso temos de nos preparar para meses muito, mas mesmo muito complicados.”

A Continental colocou 30 mil colaboradores em “lay off” e já veio dizer ás autoridades que não faz previsões sobre as contas de 2020, pois não tem dados que lhe permitam perceber a extensão dos danos provocados pelo vírus que bloqueou a economia europeia. A Valeo cortou todos os investimentos e está a desenhar um plano de corte de custos dramático, colocando em “lay off” a maioria dos colaboradores. Para o CEO, a esperança é a última a morrer: “a maioria dos nossos clientes está a desacelerar o desenvolvimento de novos produtos e por isso, nos desaceleramos também. A reviravolta chegará, certamente, mais mês menos mês, mas isso não sabemos e é por isso que esta crise é tão complicada.”

País mártir desta pandemia de SARS Cov.2, a Itália tem sofrido bastante e bolsas de fome começam a surgir um pouco por todo o lado. Tudo está parado na nação transalpina e não espanta que o mercado italiano tenha recuado 85% face a março de 2019. Tudo porque a atividade económica está parada e por isso foram vendidos, apenas, 28.326 unidades. Um cenário catastrófico que se junta às perdas registadas em janeiro (menos 5,9%) e em fevereiro (menos 8,8%). Em Espanha, outro mártir deste Coronavírus, as vendas recuaram 69%.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)