Mercado, 2023: mais 26% de automóveis matriculados do que no ano anterior
Crise no Mar Vermelho com consequências no mercado automóvel

Mercado de SUVs compactos atinge números recorde

By on 11 Dezembro, 2017

O aumento da procura por SUVs compactos da Volkswagen, Peugeot, Seat e Ford contribuiu para um crescimento de 20% no volume de vendas europeias do segmento entre Janeiro e Setembro de 2017.

De acordo com estimativas da LMC Automotive, o segmento de SUVs compactos atingirá o número recorde de 1,8 milhões de unidades vendidas até ao final do ano, em 2016 o número foi de 1,5 milhões. Dificilmente verificar-se-á um aumento desta proporção nos anos seguintes, mas a consultora prevê que a fasquia dos 2 milhões será ultrapassada até 2020. Se tal acontecer o segmento representará mais de 33% do mercado automóvel europeu até 2021, actualmente representa 25%.

O Nissan Qashqai continua a liderar o mercado, mas começa a enfrentar forte concorrência por parte do Volkswagen Tiguan. Segundo dados da JATO Dynamics, a nova geração do SUV alemão promoveu um aumento de 45% nas vendas do modelo durante os primeiros 9 meses do ano.

A Peugeot afirmou que o 3008 superou largamente as expectativas, foram vendidas 300 mil unidades desde o seu lançamento em Outubro de 2016. O 3008 tem ajudado o construtor francês a atingir o objectivo de aumentar vendas que proporcionem margens de lucro mais atractivas, versões topo de gama do modelo corresponderam a 38% das unidades vendidas.

A Ford também tem beneficiado do aumento da procura por versões mais caras do Kuga. As vendas do modelo aumentaram 20% nos três primeiros trimestres de 2017. De acordo com dados do fabricante, a versão Titanium Line correspondeu a 43% das unidades comercializadas e a ST-Line a 27%.

SUVs mais vendidos na Europa de Jan. a Set. 2017; diferença período homólogo de 2016 (JATO Dynamics)

O sucesso das versões topo do gama criou uma significativa diferença entre o preço de SUVs compactos e o de automóveis compactos. Na Alemanha, o preço médio de um SUV compacto durante os primeiros 9 meses do ano foi de 31.946 euros, enquanto o de um automóvel compacto foi de 26.391 euros. Esta constatação torna os SUVs muito atractivos para os construtores, permitem aumentar volume de vendas e margens de lucro, afirmou um analista da JATO Dynamics.

Dados da JATO Dynamics mostram que entre Janeiro e Setembro de 2017, SUVs compactos representaram 10% do volume total do mercado europeu, um aumento de 1,9 pontos percentuais comparativamente com o período homólogo do ano passado. Motores diesel ainda dominam o sector, constituíram 59% das vendas, no entanto a procura por versões a gasolina aumentou, a sua quota passou para 35%, um aumento de 7 pontos percentuais comparativamente com o mesmo período de 2016. Disponibilizar sistemas de tracção integral pode ser uma boa estratégia para atrair consumidores, no entanto a percentagem de clientes que optaram por estes sistemas diminuiu de 28% para 24%.

Quota de mercado de SUVs compactos Jan. a Set. 2017 (JATO Dynamics)

[Fonte: Automotive News]
[Fotografia de capa: Nissan Qashqai]
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)