Ferrari campeã dos lucros, cada exemplar vendido gera 69.000€
Grupo VW: SEAT será concorrente da Alfa Romeo

Mercado: SUVs ganham cada vez mais adeptos na Europa

By on 30 Julho, 2018

O mercado automóvel europeu está em alta, na primeira metade de 2018 verificaram-se 8,66 milhões de registos de veículos novos, valor que representa um aumento de 2,4% em comparação com o período homólogo do ano passado e um recorde desde o início do século.

Este valor foi obtido apesar de uma quebra nos registos de veículos novos equipados com motorizações diesel. Os registos de automóveis diesel diminuíram cerca de 17% em relação à primeira metade de 2017. Este tipo de motorização representa agora 37% do mercado automóvel europeu, o valor mais baixo desde 2001.

Os SUVS ganham cada vez mais adeptos na Europa, nunca representaram uma quota de mercado tão elevada como a actual. Comparativamente com os primeiros 6 meses de 2017, entre Janeiro e Junho de 2018, foram registadas mais 2,92 milhões de unidades novas, o que significa que o segmento cresceu 24%. Por outro lado, os registos colectivos dos restantes segmentos diminuíram 4%, ou seja, cerca de 4,87 milhões de unidades.

O Grupo Volkswagen foi o construtor mais prolífero durante os primeiros 6 meses de 2018, os registos dos seus SUVs verificaram um aumento de 42%. A boa prestação foi influenciada pelo Volkswagen T-Roc, que, apesar de ter sido lançado recentemente, já é um dos SUVs mais vendidos do mercado. No entanto, o segmento SUV continua a ser liderado pelo Nissan Qashqai.

Felipe Munoz, analista da consultora JATO Dynamics afirmou o seguinte: “Os fabricantes de automóveis continuam a actualizar os seus modelos tradicionais, enquanto as propostas SUV crescem em número e apelam a uma variedade cada vez mais diversificada de consumidores. A crise do diesel afectou o crescimento do segmento, mas as dificuldades têm sido superadas com a introdução de motorizações a gasolina mais atractivas e sistemas electrificados.”

Estes foram os 10 modelos mais vendidos na Europa durante a primeira metade de 2018:

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)