23% dos veículos em circulação em Portugal são anteriores a 2010. Média europeia nos 14%
Mercado automóvel ainda não regressou aos níveis pré-Pandemia

Mercado – SUVs premium médios ultrapassam berlinas e carrinhas

By on 20 Novembro, 2017

Novos modelos da Volvo, Audi e Mercedes estão a contribuir para o aumento de vendas de SUVs premium de tamanho médio na Europa. O segmento já ultrapassou o volume de vendas das berlinas e carrinhas equivalentes.

No ano passado, pela primeira vez, modelos como o Volvo XC60, Audi Q5 e BMW X3 foram mais populares na Europa do que as carrinhas e berlinas Mercedes Classe E e BMW Série 5.

De acordo com dados da JATO Dynamics, o volume de vendas de SUVs premium médios durante a primeira metade do ano foi de 242.682 unidades, o que representa um aumento de 23% comparativamente com o período homólogo do ano passado. O Volvo XC60 liderou o segmento. Segundo a LMC Automotive, o volume total de 2017 deverá chegar muito perto do meio milhão de unidades vendidas, um aumento de cerca de 90.000 unidades relativamente a 2016.

SUVs premium médios mais vendidos na Europa durante os primeiros 6 meses de 2017 e alteração relativamente ao mesmo período de 2016:

Fonte: JATO Dynamics

As vendas de SUVs premium médios estão muito concentradas nos dois maiores mercados europeus, o alemão e o britânico. Combinados, representaram 46% do volume total do mercado europeu durante a primeira metade do ano.

O segmento dos SUVs premium médios é peculiar. É o único segmento premium que não é liderado pela Audi, Mercedes ou BMW na Europa. A Volvo tem dominado o segmento com a primeira geração do XC60, e espera continuar em primeiro lugar com o lançamento da segunda geração, estreada durante o Salão de Genebra, em Março.

As versões Diesel são as mais apelativas, constituem 82% do mercado, mas as versões a gasolina começam a ganhar terreno, na primeira metade do ano representaram 12% das vendas, um aumento de 4,6 pontos percentuais relativamente ao mesmo período do ano passado.

Os construtores têm demorado no lançamento de ofertas híbridas no segmento, as únicas existentes são da Volvo e da Mercedes. A Porsche deverá lançar uma versão plug-in híbrida do Macan quando a actual geração for submetida a um face-lift. O ano de 2018 será marcado pelo lançamento de dois modelos totalmente eléctricos, o Jaguar I-Pace e o Audi e-tron. Em 2019 será a vez do Mercedes EQ e em 2020 o destaque irá para o BMW X3 eléctrico. A LMC Automotive prevê que o número de vendas na Europa destes SUVs eléctricos chegue às 67.000 unidades em 2021.

[Fonte: Automotive News]
[Fotografia de capa: Volvo XC60 2018]

 

 

 

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)