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Mercedes-AMG Project ONE: Da Fórmula 1 para a estrada

By on 12 Setembro, 2017

Mercedes-AMG Project ONE

Foi finalmente revelado o Mercedes-AMG Project One. Um hiperdesportivo híbrido que traz a tecnologia da Fórmula 1 para as estradas. Tem 1000 cavalos, atinge uma velocidade máxima de 350 km/h e acelera dos 0 aos 200 km/h em menos de 6 segundos.

Sistema híbrido com 4 motores eléctricos

O sistema híbrido de alta performance do Mercedes-AMG ONE vem directamente da Fórmula 1. Consiste numa unidade complexa constituída por um motor turbo a gasolina de 1,6 litros e quatro motores eléctricos. Um integrado no compressor turbo, outro no motor a combustão, com um elo de ligação ao veio das manivelas, e os dois últimos ligados às rodas dianteiras.

O motor híbrido V6 de 1,6 litros, de injecção directa, com um turbo electricamente assistido é o mesmo do F1 Mercedes-AMG Petronas. Para que o motor consiga atingir rotações tão elevadas, as molas mecânicas das válvulas são substituídas por molas pneumáticas. O motor situa-se na frente do eixo traseiro e conseguir facilmente atingir as 11.000 rotações por minuto, algo único em veículos de estrada. No entanto devido ao uso de gasolina comercial em vez de combustível de competição, o limite do motor fica abaixo dos limites verificados na Fórmula 1. O motor a combustão apresenta uma eficiência térmica superior a 40%, um valor inédito em veículos de produção. Isto significa que o Mercedes-AMG Project One consegue obter mais energia por litro de gasolina que qualquer outro automóvel que actualmente circula pelas estradas.

A grande vantagem do turbo electricamente assistido é a eliminação por completo da resposta atrasada do motor à pressão exercida no pedal acelerador, devido à inércia de um compressor de grande dimensão. O turbo eléctrico utiliza ainda energia despendida do sistema de escape para gerar electricidade e armazená-la na bateria de iões-lítio ou utilizá-la para aumentar a capacidade do outro motor eléctrico, de 120 kW ligado ao veio das manivelas.

Graças a dois motores eléctricos de 120 kW, cada um conectado a uma roda dianteira, a tracção do eixo frontal é totalmente eléctrica. Isto permite aceleração e travagem individual para cada uma das rodas, e consequentemente uma distribuição de binário selectiva (torque vectoring) em dinâmicas de elevado desempenho. Através dos dois motores, cerca de 80% da energia gerada por travagens é capturada e armazenada na bateria. Vale a pena ainda referir que os motores eléctricos dianteiros conseguem rodar o rotor 50.000 vezes por minuto, o que é impressionante tendo em conta que a mais recente tecnologia não passa as 20.000 rpm.

As baterias utilizadas são as mesmas que equipam o F1 Mercedes-AMG Petronas. A forma como estão dispostas e o sistema de arrefecimento também são idênticos. No entanto a quantidade reduzida de células na bateria do AMG Project ONE tornam-na mais prática para o uso diário.

A energia gerada pelo motor a combustão é transferida para o eixo traseiro através de uma caixa de 8 velocidades, concebida de raiz para o Mercedes-AMG Project ONE. É activada de forma hidráulica e pode ser operada em modo automático ou manual, através de patilhas.

Design exterior

Como seria de esperar, o exterior foi inspirado na Fórmula 1 e reflecte a filosofia da Mercedes-AMG que une fascínio a funcionalidade, cada parte desempenha uma função específica e importante. O resultado é um veículo extremamente muscular, com um habitáculo mais próximo do eixo dianteiro, largas cavas das rodas, uma “cintura de vespa” e uma traseira que se estende.

A frente é caracterizada por grandes entradas de ar que percorrem a largura do veículo e uma secção central com formas trapezoidais onde se encontra o logótipo da AMG subposto à estrela da Mercedes, situada na carroçaria. Sobre cada uma das rodas dianteiras encontram-se ventilações que, tal como o splitter, auxiliam a aerodinâmica. No capô são visíveis saídas de ar pretas que guiam o fluxo de ar quente em torno do habitáculo do condutor, permitindo assim que fluxo arrefecido chegue à entrada de ar situada no tejadilho.

É possível identificar zonas em tom preto que representam importantes componentes técnicos com funções específicas relativas ao desempenho do Mercedes-AMG Project ONE. Estes componentes contrastam visualmente com as linhas sóbrias do veículo. A barbatana central que se estende a partir da entrada de ar superior confere estabilidade lateral ao efectuar curvas apertadas a elevadas velocidades; as entradas de ar que a ladeiam servem para arrefecer o motor e transmissão. As recessões laterais, revestidas de fibra de carbono redireccionam o fluxo de ar em torno da carroçaria, tal como em contexto de competição automóvel.

Na traseira, o spoiler vertical, um difusor composto por duas secções, com o escape ao centro e um aerofólio extensível, garantem performances e aerodinâmica a elevadas velocidades. A aparência muscular é realçada por diversos componentes em fibra de carbono.

Design interior

Tal como o exterior, o interior do Mercedes-AMG Project ONE é baseado na Fórmula 1. Tecnologia de competição é imediatamente tangível a qualquer um que entre no sóbrio e funcional habitáculo. Todos os detalhes têm um propósito, nada foi concebido por mera razão estética.

O habitáculo está pensado para dois ocupantes, que são envolvidos ergonomicamente pelos bancos e cintos de segurança integrados no monocascaos de fibra de carbono. Os pedais e volante são ajustáveis, o que permite ao condutor encontrar a sua posição de condução ideal. O túnel central, que se funde com os bancos de acordo com um princípio de design minimalista, separa os dois ocupantes.

O painel de instrumentos tem forma de asa e transmite uma sensação de leveza, o que realça a construção assente na maximização de redução de peso. Dois ecrãs de alta resolução captam a atenção, um está colocado à frente do condutor e o outro na secção central. De forma a garantir que o condutor não se distrai da estrada, a informação relevante é exibida na linha de visão entre a estrada e o próprio condutor, por cima do volante. O retrovisor é substituído por um ecrã que transmite vídeo captado por uma câmara traseira.

O volante do Mercedes-AMG Project ONE merece destaque. A sua forma achatada replica o estilo dos volantes de Fórmula 1 e os botões permitem ajustar funções como o modo de condução, suspensão e o display LED, embutido no próprio volante, relativo à caixa de velocidades.

Apesar da inspiração competitiva do Project ONE, os engenheiros da Mercedes não se esqueceram de aspectos pragmáticos do dia-a-dia, integrando, de forma imperceptível, compartimentos de arrumação localizados atrás dos bancos. Ar condicionado e vidros eléctricos são equipamento standard, e o sistema de infoentretenimento “COMAND” confere máxima conectividade.

Resumindo, o Mercedes-AMG Project ONE combina performances ímpares com usabilidade diária, e ao levar tecnologia híbrida da Fórmula 1 para a estrada pode ser facilmente considerado o derradeiro veículo desportivo. A equipa de engenheiros da Mercedes-AMG está a trabalhar arduamente para que o Project ONE seja mais que um protótipo.

 

 

 

 

 

 

 

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