Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore
Mercedes-Benz: A força das mulheres na criação de uma marca icónica

Mercedes bateu recorde de vendas em Portugal durante 2018

By on 10 Janeiro, 2019

A Mercedes Benz Portugal apresentou, hoje, os resultados de 2018 durante uma reunião com os jornalistas. A marca de Estugarda registou o melhor ano de sempre em Portugal com 16 464 unidades comercializadas, fechando o ano no top 3 das marcas mais vendidas entre nós.

Olhando para a performance da Daimler em Portugal (Mercedes, Smart e Mercedes Vans), o grupo germânico vendeu, em 2018, 21.900 unidades. Além do recorde alcançado com a Mercedes – 16 464 unidades que representaram um crescimento de 1,2% e uma quota de mercado de 7,2% – a Smart experimentou o segundo melhor ano de sempre com 3 205 unidades vendidas. Contas feitas, houve um crescimento de 2,5% face a 2017, conquistando uma quota de mercado de 1,4%.

E, olhando particularmente para a smart, a marca que comercializa os modelos ForTwo e ForFour, convirá perceber que a marca vai passar a comercializar apenas versões elétricas dos seus modelos a partir de 2020, sendo 2018 e 2019 os derradeiros anos com motores de combustão interna na gama. Ora, em 2018, a smart comercializou 347 unidades das versões EQ, nada menos que 11% das vendas totais da smart em Portugal e um crescimento de 115% face a 2017.

No lado da Mercedes, sem surpresa, o modelo mais procurado foi o Classe A com 5682 unidades vendidas, mais 21% face a 2017. Já o segmento compacto da Mercedes vendeu 8920 unidades, com o Classe C a encontrar 2328 clientes ao longo de 2018. O Classe E (incluindo o CLS e o GLE) vendeu 2079 unidades, ao passo que no segmento executivo, onde estão o Classe S, o GLS (comercializou 15 unidades) e o Classe G (vendeu 9 carros), o total foi de 159 unidades.

Outro destaque da performance das vendas da Mercedes em 2018 é a AMG. Foram vendidos 205 carros em 2018, o maior volume de sempre entre nós, representando um crescimento de 36,7% face a 2017. O AMG GT vendeu 34 unidades, o GLC 43 AMG encontrou 30 clientes e o Mercedes E 53 AMG recolheu a escolha de 26 pessoas.

Para a Daimler, 2018 foi um ano em grande, com a marca a aumentar no que toca à notoriedade e, graças ás muitas ações feitas com Gareth McNamara, com as ondas gigantes da Nazaré, o She’s Mercedes (um programa que tenta chamar mais mulheres para o fenómeno automóvel), a escola de condução desportiva Mercedes AMG no Autódromo Internacional do Algarve e a presença, igualmente, no ESports (simulação virtual de desporto), a Mercedes passou a ser uma marca reconhecida pelos jovens, deixando de ser uma marca de “velhos”.

O terceiro lugar nas marcas mais reconhecidas em Portugal (atrás da Olá e da Nestlé) mostra como a Mercedes é cada vez mais reconhecida no país, liderando, com grande vantagem, no setor automóvel. Outra novidade é o Mercedes Benz Certified, o negócio de usados da casa de Estugarda, que em 2018 comercializou mais de cinco milhares de unidades.

No final da apresentação dos resultados, em conversa com o Automais, Pierre Emmanuel Chartier, o presidente da Mercedes em Portugal, destacou “a excelente performance obtida no ano anterior, que nos coloca uma responsabilidade enorme nos ombros, pois temos de consolidar este crescimento que acontece há já seis anos, enfrentando o desafio da nova marca EQC. O ano de 2019 vai ser muito interessante!”

Já o diretor geral de marketing e vendas, Nuno Mendonça, lembra que “não devemos,  nem podemos, entrar em euforias, porque as condições do mercado estão sempre a mudar e o que aconteceu em 2018 foi um belo exemplo: primeira parte de aceleração até que o WLTP travou a fundo as vendas e tivemos uma segunda metade do ano de dificuldade que se traduziu num magro progresso do mercado em 2018. Queremos consolidar o nosso volume de vendas e aproveitar o lançamento de muitas novidades em 2019 (9 modelos novos, mais uma mão cheia de renovações e novas motorizações) para tentar o sétimo ano consecutivo a crescer.”

No que toca á marca EQC, cujo primeiro modelo está a chegar a Portugal, Jorge Aguiar, diretor de marketing e comunicação, foi claro “temos neste momento uma plataforma que agrega os interessados na marca e no modelo e temos mais de um milhar de pessoas registadas. Mas ainda não conseguimos perceber se são clientes da marca ou novos clientes e nem sequer os temos ainda estratificados. Mas o potencial está lá e vamos cuidar que a Mercedes EQ será um sucesso.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)