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Mercedes-Benz 230 SL “Pagode” está a comemorar o seu 60º aniversário

By on 13 Março, 2023

Muito conhecido por “Pagode”, devido ao formato do tejadilho, o Mercedes-Benz 230 SL foi apresentado em Genebra em março de 1963 e foi o primeiro automóvel desportivo a receber uma célula de segurança.

O Mercedes-Benz 230 SL é um dos modelos que segue a conhecida linhagem de roadsters da marca alemã, iniciada em meados dos anos 50 e designada por SL, ou “Sport Leicht”. O sucessor de modelos como os icónicos 300 SL Roadster (W 198) e 190 SL (W 121) teve uma missão complicada, mas os seus avançados tecnológicos da altura e um visual muito especial, que até lhe conferiram uma alcunha própria, fizeram com que ficasse em comercialização até 1971.

O nome de código W113 derivou em designações tão conhecidas como 230 SL, 250 SL ou 280 SL e foi um verdadeiro sucesso em mercados como o da América do Norte, por exemplo. Logo desde o momento da sua apresentação, no Salão de Genebra de 1963, que o seu hard-top desenhado por Paul Bracq, disponível em opção, causou imenso furor devido ao formato concavo mais aerodinâmico. Muitos associaram este formato aos templos asiáticos, o que deu origem à sua alcunha de “Pagode”.

O grande destaque deste novo SL, no entanto, estava integrado no capítulo da segurança. Seguindo um conceito estreado com o Mercedes-Benz “Fintail”, em 1959, também o SL já contava com uma carroçaria desenvolvida para proteger melhor os passageiros, através de zonas de deformação programadas, à frente e atrás, ou seja, o início do conceito da célula de segurança. Além disso, a condução também tinha sido melhorada, com uma suspensão mais firme, mas ainda bastante confortável para um desportivo dos anos 60 e que já contava com travões de disco nas rodas dianteiras e, mais tarde, também no eixo traseiro, a partir da versão 250 SL de 1967. O “Pagode” foi também o primeiro SL a incluir uma caixa de velocidades automática de quatro relações, disponível em opção.

A produção do W113 foi encerrada apenas em março de 1971, depois de quase 49 mil unidades produzidas: 19.831 de 230 SL, 5.196 de 250 SL e 23.885 de 280 SL, o mais vendido dos “Pagode”.

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