Mercedes Classe E 300 e Limousine – Ensaio Teste
Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore

Mercedes-Benz Drive Pilot inclui condução autónoma de nível 3

By on 9 Maio, 2022

Tanto o Mercedes-Benz Classe S como o novo EQS vão passar a disponibilizar o sistema Drive Pilot em dois dos seus modelos, que inclui funções de condução autónoma de nível 3.

A Mercedes-Benz tornou-se no primeiro construtor de automóveis a obter a licença internacional para comercializar automóveis com nível 3 de condução autónoma, que será designado pelo sistema Drive Pilot. Inicialmente, apenas estará disponível no mercado alemão, mas deverá chegar em breve a outros países.

A condução autónoma de nível três já permite que o automóvel assuma o comando, sem necessidade de o condutor intervir passados alguns segundos ou metros, mas requer que este esteja sempre presente e alerta para qualquer eventualidade. Ainda assim, neste patamar, o sistema está pronto para assumir o controlo em situações defensivas caso detete um acidente eminente ou outras situações de perigo.

A partir de agora, será então possível que o carro enfrente situações de tráfego sozinho até uma velocidade de 60 km/h, enquanto o condutor pode estar a fazer outras coisas, como aceder à internet ou jogar, ou mesmo ver um filme, enquanto o carro trata do resto. A leitura é feita pela leitura das faixas de rodagem, mas também pelo posicionamento (distância e velocidade) dos veículos em redor. Para isso, nas versões equipadas com o Drive Pilot, estarão incluídos mais sensores LiDAR, radares e camaras para que a leitura de dados em torno do carro seja mais precisa.

O sistema Drive Pilot, na Alemanha estará então disponível como um opcional para o Classe S, com um valor de cinco mil euros, e para o EQS, por 7.430 €, uma vez que também inclui o Driver Assistance Package Plus (2.430€ ), que é de série no Classe S.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)