Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Pneus: A despesa extra que o seu carro elétrico lhe pode exigir

Mercedes-Benz EQS, o luxo em modo 100% elétrico

By on 15 Abril, 2021

A Mercedes-Benz acaba de revelar o novo EQS, o modelo 100% elétrico que vai ser o topo de gama da família EQ. Descrito como o primeiro carro elétrico de luxo, o EQS apresenta-se com um exterior focado na aerodinâmica. Aliás, é mesmo o Mercedes-Benz mais aerodinâmico de sempre ao ter um Cx de apenas 0,20. Ao nível de design, adota uma secção dianteira semelhante aos “irmãos” EQ, ou seja, os faróis estão interligados por uma faixa de luz. Em baixo a tradicional grelha é substituída por um padrão com a icónica estrela da marca alemã.

No interior, o EQS estreia o já conhecido MBUX Hyperscreen, uma solução que junta três ecrãs OLED num total de 141 cm de largura longo de todo o tablier. Este vai ser oferecido com um dos opcionais do novo EQS. Construído com recurso a uma plataforma dedicada a carros 100% elétricos, vemos que não existe túnel central nos bancos traseiros, melhorando assim o espaço na segunda fila de bancos, espaço esse que é ligeiramente superior ao Classe S. Sendo um carro elétrico de luxo, a acústica do habitáculo é crucial. Neste ponto, a Mercedes-Benz não desilude e promete conforto de rolamento e isolamento de elevada qualidade.

Duas versões, até 770 km de autonomia

Relativamente a motorizações, o Mercedes-Benz EQS vai ser comercializado em duas versões. A mais acessível, EQS 450+, está equipado apenas com um motor e garante 333 cv e 568 Nm de binário entregues às rodas traseiras. Este necessita de 6,3 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h, com a velocidade máxima limitada a 210 km/h. Já o EQS 580 4MATIC, recebe dois motores elétricos, um por eixo, e debita 523 cv, algo que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos.

Ao nível de bateria, o Mercedes-Benz EQS vai ter duas soluções: 90 ou 107,8 kWh. No caso da opção de maior capacidade é possível atingir uma autonomia máxima de 770 km. Para já, ainda não sabemos quando é que o Mercedes-Benz EQS chega ao mercado, nem os preços. Contudo, tal como indicam as fotos, vai receber uma edição de lançamento Edition One, que terá uma pintura exclusiva bi-tom e será limitada a 50 unidades.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)