Mercedes revê objetivos de eletrificação e desacelera o ritmo
Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+: “AMG Limited Edition” já pode ser encomendada

Mercedes-Benz intensifica o trabalho com software livre e de código-fonte aberto

By on 10 Novembro, 2023

A Mercedes-Benz adotou o código-fonte aberto para impulsionar o seu ecossistema digital sob o lema “Transformação Empresarial – 100 % Digital”. Intensificando o trabalho com software livre e de código-fonte aberto (Free and Open Source Software – FOSS), a Mercedes-Benz participa ativamente na comunidade de código-fonte aberto e organiza a convenção.
Sob o lema “Transformação Empresarial – 100 % Digital”, o grupo Mercedes-Benz pretende estabelecer-se como um fabricante automóvel líder na digitalização. A utilização de software livre e de código-fonte aberto (FOSS) desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de veículos e de software integrado, e também em muitos outros domínios da empresa. O software livre e de código-fonte aberto está presente nos veículos, nas aplicações móveis e no software da empresa. A Mercedes-Benz utiliza tecnologias de código-fonte aberto para acelerar a inovação, aumentar a eficiência no desenvolvimento de software e promover a utilização de componentes existentes.
No início de 2021, com o Manifesto FOSS da Mercedes-Benz, a empresa estabeleceu normas internas e criou a oportunidade de se abrir à comunidade FOSS global ao mesmo tempo. A empresa pretende alargar a sua participação na comunidade de código-fonte aberto. Adicionalmente, a Mercedes-Benz também aplica o código-fonte interno, onde os métodos e as técnicas de código-fonte aberto são utilizados internamente para promover a colaboração global e a aprendizagem colaborativa. O Grupo promove a sensibilização para o código-fonte aberto e interno, por exemplo, através de funções organizacionais, formação online e uma série de palestras internas sobre troca de conhecimentos. Mais de 10.000 utilizadores ativos trabalham nas plataformas de colaboração na Mercedes-Benz. A empresa está a impulsionar o desenvolvimento do ecossistema digital através da utilização diária do FOSS.
O construtor germânico suporta a comunidade FOSS, por um lado, através de apoios, por outro, através da filiação em organizações FOSS importantes. Adicionalmente, a empresa destaca a importância da comunidade de código-fonte aberto ao acolher a Convenção FOSS Mercedes-Benz, que na última ocasião decorreu no museu Mercedes-Benz no início de novembro. Esta plataforma promove a partilha de conhecimentos entre especialistas FOSS da Mercedes-Benz e entusiastas, programadores e membros da comunidade de código-fonte aberto de todo o mundo.

A Mercedes-Benz também participa ativamente nas conferências de código-fonte aberto com palestras e seminários e já foi distinguida pelo seu compromisso e influência positiva na comunidade FOSS. Por exemplo, a empresa recebeu recentemente o Prémio de Liderança do Gabinete de Programas de Código-Fonte Aberto (OSPO) na conferência GitHub Universe em São Francisco. Refira-se ainda que a Mercedes-Benz Tech Innovation GmbH, uma subsidiária detida totalmente pela Mercedes-Benz AG, foi galardoada com o Prémio Melhor Utilizador Final 2023 pela Fundação para a Computação Nativa em Nuvem (CNCF).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)