Ferrari campeã dos lucros, cada exemplar vendido gera 69.000€
Grupo VW: SEAT será concorrente da Alfa Romeo

Mercedes-Benz investe 500 milhões de euros na produção de veículos elétricos em França

By on 22 Maio, 2018

A Mercedes-Benz vai expandir a sua capacidade de produção de modelos elétricos na Europa. A fábrica de Hambach, em França, irá produzir um modelo elétrico compacto da nova marca de produtos e tecnologia EQ. A Marca planeia lançar mais de dez modelos elétricos até 2022 em todos os segmentos, desde a smart aos SUVs de grandes dimensões.

É estimado que as vendas unitárias de modelos elétricos irão representar uma quota entre os 15 e os 25% das vendas totais da Mercedes-Benz até 2025. A partir de 2020, a smart irá disponibilizar apenas modelos elétricos sendo, por isso, a primeira marca de automóveis do mundo a mudar completamente as cadeias cinemáticas fornecidas nos seus modelos, de motores de combustão para motores elétricos.

Com a fábrica da smart em Hambach, a Mercedes-Benz tem já um centro de competências para a produção de modelos elétricos – em 2007, a smart foi pioneira da mobilidade elétrica com o lançamento de um modelo alimentado por bateria, tendo produzido modelos smart elétricos de série desde 2012. Nesta fábrica, estão atualmente a ser produzidos dois modelos elétricos, o smart EQ fortwo coupé e o smart EQ fortwo cabrio. Na Alemanha, a marca smart foi líder de mercado entre os modelos elétricos no primeiro trimestre de 2018. A fábrica da smart já tem toda a energia elétrica necessária para operar a partir de fontes de energia renováveis e é portanto considerada uma fábrica neutra em relação a emissões de CO2.

smart EQ fortwo edition nightsky

A rede de produção da nova geração de modelos compactos inclui a fábrica de Kecskemét, na Hungria, a fábrica de BBAC em Beijing, a fábrica de COMPAS em Aguascalientes (México) bem como a Finlandesa Valmet Automotive.

Os preparativos para o fabrico do novo modelo em Hambach irão começar brevemente. O investimento de cerca de 500 milhões de euros será utilizado na construção de novas instalações e também no fabrico do modelo: com tecnologia moderna, serão construídas novas instalações de fabrico de carroçarias e de tratamento superficial. A fábrica irá também expandir as instalações e reformar as infraestruturas.

Dieter Zetsche (CEO da Daimler AG) e Emmanuel Macron (Presidente de França) no Palácio do Eliseu, Paris.

Sobre a fábrica da smart em Hambach

A fábrica da smart em Hambach, França, com mais de 800 colaboradores, concentra atualmente a sua produção no modelo smart fortwo. A linha de montagem em forma de sinal de adição cumpre idealmente os requisitos de logística e de montagem, e assegura uma organização eficiente dos processos de produção. A fábrica foi inaugurada a 27 de Outubro de 1997 pelo então Presidente Francês Jacques Chirac e o então Chanceler Federal Helmut Kohl. Desde esse dia, a fábrica reflete uma história de sucesso de um inovador conceito de fabrico que continua a estabelecer referências na indústria automóvel até hoje. Até à data, cerca de dois milhões de modelos smart fortwo saíram da linha de montagem de Hambach.

Ofensiva de Veículos Elétricos na área de automóveis Mercedes-Benz

Em 2017, a Mercedes-Benz tomou decisões estratégicas no que diz respeito à mobilidade elétrica:

  • Atualmente estão a ser construídas em todo o mundo unidades de produção de veículos elétricos e de baterias.
  • Até 2022, a Daimler irá eletrificar todo o seu portfólio de veículos Mercedes-Benz e oferecer aos clientes pelo menos uma alternativa com cadeia cinemática elétrica em todos os segmentos. Para tal, a Mercedes-Benz irá continuar a promover o desenvolvimento de modelos híbridos plug-in e a implementação de sistemas elétricos de 48 V. Cerca de 130 modelos eletrificados, mais de dez serão veículos ligeiros de passageiros totalmente elétricos – em todos os segmentos, desde modelos smart aos SUV.
  • Nos próximos anos serão investidos dez mil milhões de euros na expansão do portfólio de veículos elétricos e ainda cerca de mil milhões de euros numa rede global de fábricas de produção de baterias em todo o mundo. Esta iniciativa irá criar uma rede global de fábricas de produção de baterias, constituída por seis unidades, dispersas por três continentes.

Com o smart EQ fortwo e o smart EQ fortwo cabrio, a fábrica da smart em Hambach produz a quarta geração do pequeno citadino elétrico desde 2017. O primeiro modelo elétrico da Mercedes-Benz da nova marca de produtos e tecnologia EQ será lançado da linha de montagem da fábrica de Bremen da Mercedes-Benz. A produção do EQC, um SUV totalmente elétrico, será iniciada em 2019. Pouco tempo depois, o EQC também será produzido na BBAC, uma parceria entre a Daimler e a BAIC. Outras localizações para futuros modelos EQ da Mercedes-Benz são as fábricas da Mercedes-Benz de Rastatt (Alemanha), Sindelfingen (Alemanha), Tuscaloosa (EUA).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)