Novo Mercedes-Benz Classe G: A tradição ainda é o que era
Mercedes-Benz: A força das mulheres na criação de uma marca icónica

Mercedes-Benz Patent Motorwagen de 1886 marca presença na C. Santos

By on 13 Dezembro, 2022

As novas instalações da Soc. Com. C. Santos, na Maia, zona do Aeroporto, têm em exposição uma réplica daquele que é considerado o primeiro automóvel do mundo, o Mercedes-Benz Patent Motorwagen de 1886.

Com o objetivo de fazer a ligação entre o passado da marca e o visual mais moderno das novas instalações da Soc. Com. C. Santos, está presente neste espaço uma réplica funcional do Benz Patent Motorwagen, considerado o primeiro automóvel de sempre, patenteado a 29 de janeiro de 1886 por Carl Benz. Quem o desejar visitar, de forma a ter contacto com este verdadeiro pedaço de história do mundo automóvel, poderá fazê-lo até ao final do mês de janeiro.

“A presença do Benz Patent Motorwagen no nosso showroom permite-nos juntar no mesmo espaço os veículos mais tecnológicos da atualidade àquele que é considerado o primeiro automóvel do mundo. Tudo isto nas nossas novas instalações, que são, também estas, um exemplo da modernidade dos novos dealer standards da Mercedes-Benz. Convidamos todos a conhecerem esta réplica funcional do Patent Motorwagen na Sociedade Comercial C. Santos”.

Rui Santos da Cunha

chefe de vendas de veículos ligeiros de passageiros da Sociedade Comercial C. Santos.

Inovações técnicas ainda hoje utilizadas

A patente – número 37435 – é considerada como a certidão de nascimento do automóvel. Carl Benz projetou o veículo como um triciclo porque não estava satisfeito com os sistemas de direção disponíveis na altura para viaturas de quatro rodas. O motor de 954 cc monocilíndrico de quatro tempos tinha menos de 1 cv de potência (0,75 cv, mais concretamente) e a velocidade máxima era de apenas 16 km/h, mas foi o arranque de mais 136 anos de história automóvel.

O Benz Patent Motor Car foi conduzido pela primeira vez em público no dia 3 de julho de 1886, na Ringstrasse, em Mannheim. Ao contrário dos seus concorrentes, Benz buscou uma abordagem integrada no desenvolvimento do Patent Motorwagen: o motor, o chassis e os componentes da transmissão foram ajustados entre si para formarem uma única unidade. O motor, com um peso de cerca de 100 kg, era muito leve para os padrões da época. O motor monocilíndrico era simples, mas tinha todos os detalhes essenciais ainda hoje encontrados na maioria dos motores de combustão interna: cambota com contrapesos, ignição elétrica e refrigeração a água. Outras características incluíam cilindro com cárter aberto, válvula de admissão controlada por uma biela excêntrica e válvula reguladora acionada por um disco de excêntricos, entre outras inovações.

O carburador de superfície desenvolvido por Carl Benz, contendo um abastecimento de 4,5 litros de gasolina, servia para a preparação da mistura. Para percorrer uma distância de 100 km, o Patent Motorwagen precisava de cerca de 10 litros de gasolina.

O chassis do Patent Motor Car era feito de tubo de aço dobrado e soldado. O veículo tinha tração traseira e a direção era ativada através da roda dianteira. Transmissão com mais do que uma velocidade, travão de pé (era acionado com uma alavanca manual) e marcha-atrás ainda não faziam parte do “equipamento” de série do modelo.

Primeira viagem foi símbolo de igualdade de género

A primeira grande viagem do Patent Motorwagen aconteceu em 1888 e foi um símbolo da igualdade de género e da emancipação feminina. Em agosto desse ano, Bertha Benz (mulher de Carl Benz) e os seus dois filhos Eugen (15) e Richard (14) embarcaram na primeira viagem automóvel de longa distância da história. O trajeto a incluiu alguns desvios e levou os viajantes de Mannheim a Pforzheim (cidade natal de Bertha).

Com esta viagem de 180 km (ida e volta), Bertha Benz validou o conceito do automóvel. Em 2019, a Mercedes-Benz divulgou um vídeo em que homenageia a viagem protagonizada por Bertha Benz.

Benz Patent Motorwagen – características técnicas

  • Número de cilindros: 1
  • Cilindrada: 58 polegadas cubicas (954 centímetros cúbicos)
  • Potência (a 400 rpm): 0,75 cv (0,55 kW)
  • Velocidade máxima: 10 milhas por hora (16 km/h)
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)