Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore
Novo Mercedes-Benz Classe G: A tradição ainda é o que era

Mercedes-Benz relembra o ESF de há 50 anos. Um marco histórico na segurança

By on 11 Junho, 2022

Um dos modelos usados pela Mercedes-Benz para testar novos sistemas de segurança foi construído há 50 anos, sendo que já integrava soluções como o ABS e airbags.

Em 1972, um carro com sistema de travagem ABS ou airbags parecia algo do futuro, mas o Mercedes-Benz ESF 13, ou Experimental-Sicherheits-Fahrzeug (Experimental Safety Vehicle), já contava com tudo isso. Os ESF fazem parte de um programa da marca que tem a missão de construir modelos com novas soluções de segurança que ainda estão em testar, para explorar a viabilidade de integrar estes mesmos sistemas nos modelos de produção em série. Além deste, já existem diversos modelos mais recentes, uma vez que este programa ainda se mantém nos dias de hoje.

No caso do ESF 13 que aqui lhe apresentamos, de 1972, já estavam presentes soluções como o sistema de travagem anti bloqueio (ABS), um sistema de iluminação inovador com lâmpadas de halogéneo e um sistema de limpeza para o vidro traseiro e para os faróis da frente. Além disso, ainda incluía cintos de segurança de três apoios nos cinco lugares, sendo os da frente automáticos, e airbags para todos os passageiros, incluindo os traseiros.

A base deste modelo era um Mercedes-Benz 250 “Stroke-Eight” (W 114), mas os engenheiros que o desenvolveram também utilizaram alguns componentes do SL (R 107). A secção dianteira tinha um desenho pensado para conseguir absorver impactos até uma velocidade de 80 km/h.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)