Honda NSX de Ayrton Senna à venda
Mazda EZ-6: Novidade elétrica para o mercado chinês

Mercedes EQ Silver Arrow: um elétrico superdesportivo

By on 25 Agosto, 2018

Estaria tentado a chamar-lhe “um elétrico chamado desejo” (título de um filme de 1951 dirigido por Elia Kazan e com Marlon Brandon e Vivien Leigh como protagonistas) mas este EQ Silver Arrow é um impressionante protótipo elétrico com 748 CV que bebeu inspiração nos Silver Arrow dos anos 30 que bateram recordes de velocidade.

Ainda assim, não podemos ficar indiferentes a este espetacular monolugar com 5300 mm de comprimento revelado pela EQ, a marca elétrica da Mercedes-Benz, no Concours d’Elegance de Pebble Beach. É uma homenagem oficial da casa de Estugarda aos W125 Rekordwagen de 1938, um automóvel em forma de gota de água e equipado com um V12 de 5.6 litros que, numa estrada pública alemã, chegou aos 430 km/h! Foi há 80 anos!

O protótipo EQ Silver Arrow foi desenhado pela equipa de Gorden Wegener – o desenho propriamente dito é de Mathias Schenker, designer que trabalha no estúdio de design da Mercedes nos Estados Unidos da América, sendo o modelo final terminado pela equipa de Gorden Wagener – e bebe muita inspiração nesse automóvel impressionante, não deixando de revelar algumas pistas sobre a futura linguagem de estilo da Mercedes, particularmente, da marca EQ que começará a sua atividade comercial já em 2019.

Naturalmente que o EQ Silver Arrow é unidade única e não terá planos de produção, porém, é feito com componentes atuais e futuros. Por exemplo, a base é a plataforma MEA desenhada para receber módulos de bateria no fundo do piso e a carroçaria está feitas em fibra de carbono, material que será usado em relativamente ampla escala nos modelos de produção da EQ.

Os vários elementos de estilo do imponente protótipo como a banda azul que liga os dois faróis e a linha vermelha dos farolins traseiros, serão usados nos modelos de produção da EQ, sendo que a frente deverá ser a inspiração para essas versões.

O carro tem várias peças aerodinâmicas ativas, incluindo uma asa traseira que se estica para lá da carroçaria quando o carro está a fundo, inclinando-se para cima para funcionar como travão aerodinâmico quando em travagem.

Como disse, o EQ Silver Arrow é um monolugar e o seu habitáculo faz-nos recuar 80 anos com a utilização de madeira e couro, enviando-nos de novo para o futuro graças à forma como todos os materiais são usados e graças aos instrumentos totalmente digitais que são acompanhados por um volante que se assemelha a uma manche de um avião e que inclui um monitor auxiliar.

Protótipo puramente elétrico, o EQ Silver Arrow tem uma unidade motriz com 748 CV alimentada por uma bateria de 80 kWh que assegura, teoricamente, uma autonomia de 400 quilómetros. E aqui reside outro ponto de contacto com a realidade: a unidade usada no EQ Silver Arrow é um desenvolvimento do projeto que a Mercedes e a AMG estão a desenvolver para realizar um modelo com elevadas performances que será o topo da gama EQ quando for lançada em 2019. Diz-se que será um rival direto do Porsche Taycan.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)