Todos os documentos que deve ter no veículo
Fique a conhecer a gama e preços do novo DS 4 para o mercado português

Mercedes EQC assegura os mesmos padrões de segurança de um Mercedes “normal”

By on 14 Dezembro, 2018

A questão da segurança num veículo elétrico tem vindo à superfície com bastante frequência, deixando no ar alguma preocupação por parte dos consumidores. A Mercedes quer descansar os seus clientes e realizou um extenso programa de teste de colisão com o seu primeiro veículo puramente elétrico, o EQC.

O Centro Tecnológico para a Segurança de Veículos (TFS) da Mercedes é dos mais avançados e permite testes muito severos a todo o tipo de veículo, incluindo modelos elétricos. Foram esses testes realizados pela Mercedes no TFS que levaram ás especificações atuais do EQC e que, reclama a casa de Estugarda, asseguram que o EQC tem os mesmos padrões de segurança que um Mercedes dito normal.

Resumidamente, o EQC tem uma subestrutura que circunda os componentes da cadeia cinemática localizados na frente do carro, a bateria também é protegida por uma estrutura de deformação integral que tem capacidade para absorver forças adicionais em caso de embate lateral, há uma proteção adicional para evitar perfurações nos elementos da bateria, o sistema de alta tensão está isolado e pode ser desativado, automaticamente, em caso de colisão, dependendo da severidade da mesma (com a particularidade de ter dois modos de ação: desativação reversível, onde a tensão é reduzida para valores sem perigo, sendo depois retomada a tensão normal, e desativação irreversível, que desliga permanentemente, o sistema), paragem de carregamento em caso de embate estando o veículo a ser recarregado e pontos de desativação da tensão elétrica em vários locais do carro para os socorristas poderem desligar o sistema.

Etas são as diferenças para um veículo Mercedes com outro tipo de motorização. Tudo o resto é semelhante com todas as características de segurança que podem ser encontradas num Mercedes a estarem disponíveis no EQC. Falamos do sistema que contacta o concessionário em caso de acidente, que protege os ocupantes devido aos airbags e á estrutura dos bancos e dos cintos, enfim, tudo aquilo que um Mercedes oferece.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)