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Mercedes pode fechar a Smart daqui a dez anos e fazer os seus próprios utilitários

By on 24 Outubro, 2018

A marca de Estugarda anunciou recentemente que a Smart iria transformar-se numa marca puramente elétrica, mas com o veloz crescimento da gama eletrificada da Mercedes e a avalancha de produtos que a casa alemã tem prevista para os próximos anos, a Smart pode ser arrastada e desaparecer.

Tudo poderá começar com a Renault a abandonar a parceria que tem com a Daimler para produzir o Smart ForFoure o Twingo assim que ambos chegarem ao final do seu ciclo de vida. Percebe-se este desencanto da Renault, já que o Twingo é a mesma coisa que o Smart ForFour e vende bem menos. Com esta parceria terminada, a Mercedes vo,taria a ter de assumir a produção de produtos que não são rentáveis e por isso, aquilo que a revista Automobile Magazine refere pode ser verdade: a Mercedes acabará por tirar a ficha à Smart em 2026, deixando de existir um dos melhores citadinos e uma marca que sempre foi diferente. Porém, a Mercedes não ficará sem presença no segmento.

Já debaixo da liderança de Ola Kallenius, a Daimler poderá desenvolver modelos rivais do Audi A1 e do Mini, entrando em luta direta com os seus eternos rivais no segmento Premium com modelos abaixo do Classe A. O que causa aqui um pequeno soluço, pois o modelo não utilizará a plataforma do Mercedes Classe A, mas sim uma nova base que, essa sim, servirá para o Classe A e outros modelos. Será uma plataforma modulável, preparada para a eletrificação, seja híbrida ou totalmente elétrica, mas apta para ser produzida nas fábricas atuais da Mercedes, denominada MX1.

Era esta plataforma que chegou a ser discutida com a BMW para uma produção em “joint venture” para as gamas dos dois construtores, mas Harald Kruger tinha outros planos e deixou as conversações com Dieter Zetsche, abandonando a ideia.

Teremos de aguardar pela chegada de Ola Kallenius à presidência da Mercedes para perceber se tudo isto será verdade ou não.

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