Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore
Mercedes-Benz: A força das mulheres na criação de uma marca icónica

Mercedes Vision EQXX, o protótipo elétrico que promete mais de 1000 km de autonomia

By on 4 Janeiro, 2022

O Mercedes Vision EQXX apresenta-se com uma carroçaria focada na aerodinâmica e os mais de 1000 km de autonomia são conseguidos com uma bateria mais pequena e mais leve do que a utilizada no EQS.

A Mercedes-Benz apresentou o Vision EQXX, um protótipo elétrico onde são mostradas as especificações técnicas que serão utilizadas no futuro elétrico da marca. Começando pelo exterior, o protótipo apresenta-se com uma carroçaria focada na aerodinâmica que apresenta um coeficiente de arrasto bastante reduzido, de 0.17 Cd. Para tal, foi construído em forma de gota com formas arredondadas, sempre com a eficiência em grande plano. De facto, a Mercedes anuncia que este modelo é capaz de oferecer um consumo inferior a 10 kWh/100 km.

A carroçaria “esconde” um motor elétrico com 204 cv que é alimentado por uma bateria de iões de lítio que, apesar de não se conhecer a capacidade, a Mercedes indica que é inferior a 100 kW e pesa 495 kg. A marca alemã revela ainda que esta bateria fornecida pela CATL é 50% mais pequena e 30% mais leve do que a utilizada no topo de gama EQS. Para fornecer energia a coisas como ar condicionado, ecrãs no habitáculo e luzes, a Mercedes recorreu a painéis solares instalados no tejadilho. Por fim, o Mercedes Vision EQXX nasce como um mero protótipo e não vai dar origem a um modelo. Por outro lado, todos os argumentos técnicos em cima mencionados serão utilizados num futuro modelo elétrico compacto previsto para 2025.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)