Pneus anti-furo da Michelin testados no mundo real
Michelin: duas transformações estratégicas

Michelin diz que em 2050 vai ter pneus 100% sustentáveis

By on 24 Fevereiro, 2021

Tal como os fabricantes de automóveis, também as marcas de pneus está a aderir à sustentabilidade dos seus produtos, como é o caso da Michelin. De facto, a empresa compromete-se a produzir pneus 100% sustentáveis em 2050. Para tal, vão basear-se no conceito Vision, apresentado e 2017, que consiste num protótipo de pneu que não necessita de ar, é conectado, recarregável e ecológico.

Para cumprir esta meta, a Michelin encontra-se em fase de desenvolvimento para encontrar a receita que melhore a segurança, duração, comportamento e outras prestações dos pneus, ao mesmo tempo que contribuem para atingir a meta delineada. Para além disso, a Michelin refere que vai recorrer a parcerias estratégias. É o caso da Axens e IFP Energies Nouvelles, duas empresas que lideram o projeto BioButterfly, e que trabalham com a Michelin desde 2019 em butadieno de origem vegetal, ao invés do atualmente utilizado obtido do petróleo.

O acordo entre a Michelin e a empresa canadiana Pirowave, firmado em novembro de 2020, permite produzir estireno reciclado a partir do plástico que se encontra em embalagens, como, por exemplo, copos de iogurte, bandejas alimentares ou painéis de isolamento. O estireno é um monómero utilizado para o fabrico de poliestireno, e também para produzir borracha sintética, utilizada no fabrico de pneus.

O inovador processo desenvolvido pela startup francesa Carbiosque se implementará numa fábrica da Michelin a partir do outono deste ano, utiliza enzimas para desconstruir os resíduos de plástico PET nos seus monómeros puros originais, de forma a que possam ser recuperados e reutilizados infinitamente para fabricar novos plásticos PET. Um destes plásticos recuperados é o fio de poliéster utilizado no fabrico de pneu.

Por último, a Michelin anunciou este mês que colocará em marcha a construção da sua primeira fábrica de reciclagem integral de pneus, numa joint-venture com a Enviro. Esta empresa sueca desenvolveu e patenteou uma tecnologia especial para recuperar o negro de carbono, o óleo de pirolise, o acero, o gás e outros materiais no processo de reciclagem dos pneus usados. Isto permitirá reciclar a totalidade de cada pneu no final da sua vida útil, e reutilizar o material em distintos processos de produção basados na borracha.  

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)