O Grupo VW prevê um abrandamento do crescimento das vendas
Stellantis na liderança das vendas em fevereiro

Mitsubishi pode reduzir os seus esforços nos maiores mercados mundiais

By on 22 Junho, 2020

Quem o disso foi Takao Kato, o CEO da Mitsubishi, durante a reunião anual com os acionistas, onde foi revelada a nova estratégia da casa japonesa.

Segundo o CEO da marca, a Mitsubishi vai concentrar-se menos nos grandes mercados mundiais, onde a marca não é particularmente forte, para focar onde tem mais representatividade. 

Se é verdade que Takao Kato nunca falou, especificamente, dos mercados norte americano, chinês ou europeu, a verdade é que a Mitsubishi considera como os maiores mercados mundiais a China, os EUA e a Europa.

Se até agora a Mitsubishi estava a funcionar debaixo do plano “Drive for Growth” – onde os mercados norte americano e chinês eram os principais alvos – passa agora ao plano “Selection and Concentration”, muito mais sustentável.

Segundo o CEO da Mitsubishi, “apesar de termos aumentado vendas nesses megamercados, não alcançámos o nível de lucro que esperávamos. Temos como objetivo aumentar as vendas em regiões onde podemos oferecer os produtos ‘core’. Por isso, iremos, gradualmente, reduzir o nosso empenho nesses megamercados.”

Quer isto dizer que a Mitsubishi vai duplicar os seus esforços em regiões como o sudeste asiático e na Oceania, desviando as vendas de pesquisa e desenvolvimento para veículos que são populares nesses mercados. Falamos de pick-up, crossover e comerciais. 

Esta medida está ligada à nova estratégia da Aliança Renault Nissan Mitsubishi de “líder/seguidor”, focando a Mitsubishi nas regiões asiáticas e da oceania, deixando a presença nos EUA e na China para a Nissan e a Europa para a Renault. 

Lembrar, só, que a Mitsubishi, no final do ano fiscal de 2019 (fechado em março) perdeu 8% de vendas na América do Norte para 160 mil unidades, enquanto na Europa a perda foi de 9% para 215 mil unidades. Mas perdeu, também, na Ásia, nada menos que 9% para 290 mil carros. Nos EUA, a Mitsubishi viu as vendas crescerem 2,5% para cerca de 121 mil unidades.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)