Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado

Modelos Audi e VW estacionam sozinhos em Hamburgo

By on 18 Abril, 2018

As marcas Audi e Volkswagen estão atualmente a testar o estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo, para implantação em veículos de produção em série, a partir de 2020.

No cenário de teste, os utilizadores podem reservar um espaço de estacionamento no aeroporto de Hamburgo, a partir de casa utilizando uma aplicação e simplesmente deixar o carro na entrada do estacionamento de vários andares. Tudo o resto é realizado automaticamente: o veículo procura um espaço de estacionamento gratuito – se necessário, numa estação de carregamento elétrico – com base num mapa do estacionamento. Está previsto que este sistema esteja disponível para os primeiros clientes, em vários andares de estacionamentos selecionados, a partir do início da próxima década.

A orientação é fornecida aos veículos por simples marcadores pictóricos instalados no parque de estacionamento de vários andares. Essa abordagem pode ser usada em praticamente qualquer estacionamento.

Enquanto o dono do veículo estiver ausente, as encomendas pedidas são entregues no porta-bagagens do veículo e o serviço de lavagem a seco realiza a entrega das roupas lavadas diretamente no veículo. Ao regressar, o condutor envia apenas uma breve mensagem através da app e, pouco tempo depois, o veículo está pronto para ser conduzido para casa, encontrando-se estacionado na saída do parque. A faturação é rápida e sem filas na máquina de pagamento, e efetua-se também através da app.

Essa integração de serviços focados no utilizador e combinada com uma tecnologia inovadora está a apontar o caminho para o futuro da mobilidade. A cooperação neste projeto é igualmente de definição de tendências. Porque uma coisa é certa: só podemos moldar a mobilidade do futuro em conjunto, com o cliente no centro de tudo o que fazemos – além das fronteiras do mercado e com parceiros fortes, como a cidade de Hamburgo e o aeroporto de Hamburgo.

Johann Jungwirth, Diretor do Departamento Digital do Grupo Volkswagen, diz: “O projeto piloto de estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo faz parte da parceria estratégica de mobilidade entre o Grupo Volkswagen e a cidade de Hamburgo. O objetivo comum é expandir Hamburgo como uma cidade modelo para a mobilidade urbana do futuro.”

Segurança é a prioridade máxima: estacionamento autónomo será implementado em etapas

O Grupo Volkswagen irá expandir o estacionamento autónomo em etapas, com prioridade máxima na segurança.

Na primeira fase, será possível utilizar o estacionamento autónomo em parques de estacionamento com vários andares, num fluxo de tráfego exclusivo, ou seja, em áreas separadas do parque de estacionamento, inacessíveis às pessoas.

A próxima etapa será a operação em tráfego misto, ou seja, veículos estacionados e movimentados de forma autónoma nas mesmas áreas do estacionamento, como carros com condutores.

Os veículos com a função de estacionamento autónomo serão todos equipados com um sistema de reconhecimento de ambientes ativos. Como tal é capaz de reconhecer objetos e reagir de acordo, seja ao contorná-los, travá-los ou imobiliza-los completamente. Para isso os veículos são equipados com um conjunto de sensores, incluindo, por exemplo, ultra-sons, radares e câmaras. Os dados são processados numa unidade de controlo central localizada no veículo.

O estacionamento autónomo oferece uma visão antecipada da mobilidade urbana do futuro

Os testes de estacionamento autónomo em Hamburgo mostram-nos a forma da mobilidade urbana do futuro: novas soluções de mobilidade estão a alterar o papel tradicional do construtor automóvel puramente orientado para a vertente da engenharia; novas parcerias estão a emergir e os clientes e as suas necessidades estão a tornar-se cada vez mais focalizadas como o ponto central. Johann Jungwirth adianta ainda: “O nosso objetivo é criar veículos autónomos que facilitem a mobilidade para todos, e que possibilitem às pessoas mais tempo e qualidade de vida, além de melhorar muito a segurança nas estradas. O estacionamento autónomo é um marco no caminho para atingir essa meta”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)