Modelos da Dacia são desenvolvidos para durar o máximo tempo possível

By on 28 Abril, 2022

A Dacia divulgou alguns dos testes a que submete os seus modelos, ou simplesmente os materiais que fazem parte desses mesmos modelos. Mas o objetivo é que estes sejam feitos para durar.

A gama de modelos da Dacia é conhecida por ser bastante acessível, mas também por ser fiável e bastante robusta, mas isso não acontece por acaso. Apesar de alguns dos materiais usados em alguns dos modelos da marca não parecerem de elevada qualidade, a verdade é que há alguns modelos da marca com centenas de milhares de quilómetros já percorridos e com alguns componentes precisamente no mesmo estado de conservação.

Isto deve-se ao extenso trabalho que a marca desenvolve nesta área, testando e desenvolvendo diversos dos componentes dos seus modelos da melhor forma possível, garantindo que estes durem a maior quantidade de tempo. Para isso, no Centro Técnico Titu, perto de Bucareste, na Roménia, há diversas bancadas de testes, que simulam uma utilização mais intensiva de alguns componentes, transformando uma utilização de diversos anos em apenas algumas semanas, dias ou mesmo horas.

Em camaras fechadas, alguns componentes são submetidos a verdadeiros temporais de chuva e vento, mas também a mudanças de temperatura com uma enorme variação, algures entre os 40 graus negativos e os 100 positivos, e muitas vezes, há componentes plásticos que são expostos a raios UV durante mais de três mil horas. E depois, há ainda máquinas que simulam o contacto de diversas peças com os objetos que costumam andar pelo habitáculo, como canetas, chaves, uma bicicleta ou mesmo um anel, avaliando o seu desgaste e a forma como podem ganhar marcas.

Para a parte exterior da carroçaria, há também uma simulação, onde pedaços de chapa são propositadamente riscados, para depois serem expostos a condições bastante exigentes, numa camara de corrosão.

Por todos estes testes e tantos outros, a marca pode mesmo dizer que os seus modelos são feitos para durar, uma vez que nunca saberemos o tipo de tratamento que cada um dos automóveis produzidos poderá sofrer ao longo da sua vida útil.

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