Morgan Plus Four: O legado de mãos dadas com os avanços tecnológicos
Morgan continua a sua expansão pela Europa com três novos espaços

Morgan não fará versão elétrica do 3 Wheeler

By on 12 Outubro, 2018

Revelou o carro no Salão de Genebra de 2016 com o nome EV3, a versão elétrica do estranho 3 Wheeler. Anuncia agora que vai ficar na prateleira.

Foi anunciado como modelo pronto para comercializar a partir de 2018, numa primeira leva de 19 unidades antes de passar á produção em massa em 2020. Agora, tudo mudou.

Num comunicado, a Morgan, através de Steve Morris, administrador da casa britânica, refere que o EV3 foi anulado “porque o nosso fornecedor de motores elétricos não está em condições de cumprir o acordo firmado para este projeto.” E quem é esse fornecedor? A Frazer Nash Energy Systems, uma empresa sediada no Reino Unido, que veio confirmar o final do acordo, mas sem fornecer mais explicações.

Apesar deste recuo, a Morgan continua empenhada na mobilidade elétrica e vai, até, criar um departamento de pesquisa e desenvolvimento dentro da sede em Malvern. “Esperávamos que a Frazer Nash nos desse um motor fabuloso para o EV3, mas rapidamente nos apercebemos que necessitamos de mais conhecimento dentro de casa. Por isso mesmo estamos a trazer mais especialistas no tema para reforçar a nossa equipa”, diz a Morgan no seu comunicado.

A ideia da Morgam era acabar com o 3 Wheeler com motor em V com 80 CV alimentado a gasolina, por troca com um motor elétrico de 56 CV e uma bateria de 21 kWh de iões de lítio. Para ajudar a reduzir o peso já baixo do modelo, a carroçaria era feita em fibra de carbono que levava o peso para menos de 500 quilos, abaixo daquilo que o 3 Wheeler com motor de combustão interna consegue. O EV2 seria capaz de chegar aos 144 km/h de velocidade máxima e acelerar em menos de 9 segundos dos 0-100 km/h.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)