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Morgan recebe investimento italiano e apresenta primeiro modelo novo em 19 anos

By on 7 Março, 2019

Não foi o Plus Six que roubou a atenção do Salão de Genebra, mas sim o anúncio de que a Morgan Cars foi comprada por uma empresa de capital de risco italiana que injetou capital na empresa.

A Morgan apresentou, pela primeira vez em 19 anos, um carro totalmente novo. O Plus Six é um roadster que retém as formas do Plus 8, ou seja, um estilo retro, mas que foi refinado em todos os cantos e detalhes. Ao contrário do Aero 8 lançado há 19 anos, o Plus Six passa a ter um motor de seis cilindros de origem BMW com 3.0 litros, sobrealimentado, com 340 CV, acoplado a uma caixa automática ZF de oito velocidades. A suspensão é de duplo triângulo à frente e eixo multibraços atrás. Apesar de tudo isto, o Morgan Plus Six é muito leve, com pouco mais de uma tonelada, apesar de ter recebido mais equipamento e estruturas para aumentar a proteção em caso de embate. O carro deverá ser muito rápido com velocidades cima dos 250 km/h, mas a Morgan diz que os consumos serão baixos e as emissões de CO2 de 170 gr/km.

O chassis é totalmente novo, mantendo a construção em alumínio colado, mas com novas estruturas de absorção de energia nos embates e com as suspensões integradas e não aparafusadas como anteriormente.

Com este chassis há mais 20 centímetros de espaço para o habitáculo e assim receber condutores maiores e mais anafados e uma bagageira decente. E se a distância entre eixos é 18 mm maior que o Plus 8, o chassis continua a ser unido com madeira de freixo plantada em Inglaterra. Ajudas ao condutor, apenas o ABS e no que toca ao preço, são quase 90 mil euros.

Mas, como dissemos acima, a Morgan recebeu um forte investimento em troca da cedência do controlo acionista da empresa em favor de um fundo de capital de risco italiano, a Investindustrial. Um investimento que não foi revelado, mas que trouxe um capital bem vindo à centenária empresa britânica (110 anos). A Morgan faz 750 carros por ano, o que os italianos querem é aumentar a produção e o lucro, procurando pegar na manufatura da Morgan e oferecer carros únicos, mas desejáveis.

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