Mobilidade: Gasta-se, em média, 132€ por mês em Portugal – abaixo da média europeia
McLaren: Os traços do futuro da marca britânica

Munique recebe app de smartphone que conjuga os diferentes tipos de mobilidade numa só plataforma

By on 24 Fevereiro, 2021

Se é utilizador assíduo das soluções de mobilidade disponíveis em Portugal, sabe que são necessários vários tipos de passes físicos ou aplicações para utilizar os diferentes meios de transporte públicos. Em Munique, foi estreada uma nova solução que permite ter os diferentes serviços de mobilidade numa só plataforma: a aplicação de smartphone MVGO, criada em cooperação com a empresa Trafi, com sede na Lituânia.

Como funciona?

De acordo com uma fonte alemã, a aplicação tem um processo simplificado. O utilizador tem um mapa disponível em que pode definir a viagem do ponto A ao ponto B. Depois de o fazer, vão ser apresentadas as mais variadas soluções, mostrando preço e tempo necessário para a realização do percurso.

Nesta primeira fase, a aplicação vai abranger comboios subterrâneos e de superfície e autocarros. Para além disso, serão também abrangidas scooters e trotinetes elétricas da Emmy, Tier e Voi. No caso dos dois últimos meios de transporte, o utilizador ter de apresentar a carta de condução e identificação, um processo que só necessita de realizar uma vez, para poder usufruir.

Faz sentido em Portugal?

A mesma fonte revela que o principal objetivo desta solução simplificada de mobilidade passa pela redução de carros privados na cidade de Munique. Numa altura em que muito se fala em acabar com os veículos privados no centro das cidades, inclusive em Portugal, este tipo de soluções podem ser vistas como uma boa estratégia para acelerar, ou pelo menos preparar, os consumidores para um futuro de mobilidade inteligente partilhada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)