Ferrari não tem planos para fazer baterias próprias
Ferrari 360 Modena: A limousine mais rápida do mundo?

Museu da Ferrari em Modena tem nova exposição inspirada na inovação

By on 5 Março, 2023

A nova exposição do Museo Ferrari em Modena é designada por “Game Changers”, estando dedicada ao espírito inovador do “Cavallino Rampante” e que nos leva até aos dias de hoje, numa viagem que nos conduz ao Purosangue.

Ao longo dos seus três quartos de século de história, a Ferrari sempre se caracterizou por uma alma apaixonada, motivada pelo futuro e pela inovação, mas também pelo espírito pioneiro do seu fundador. O seu primeiro automóvel, o Ferrari 125 S já contava com linhas inovadoras e um motor V12 de 1,5 litros com uma potência elevada, sendo apenas o primeiro de uma longa série de “Game Changers”, automóveis que marcaram a história da marca e acabaram por influenciar o mundo automóvel.

Num layout completamente novo, o Museo Ferrari conta agora um pouco da história da marca de Maranello através dos olhos da inovação, tudo através de um percurso que se divide em três vertentes: Design, Tecnologia e Performance.

No primeiro capítulo, o do Design, tudo começa com o 375 MM, desenhado por Pininfarina em 1952. Representando o primeiro “one-off” da marca, encomendado por Roberto Rossellini e que estava destinado a Ingrid Bergman. Logo de seguida, encontramos o 166 MM, a primeira bachetta com carroçaria de alumínio e com um peso reduzido, mas também com linhas mais apelativas e elegantes.

Na componente tecnológica é apresentado um 400 Automatic, que foi o primeiro GT 2+2 da Ferrari e introduziu, em 1976, uma caixa de velocidades automática em automóveis de estrada, de forma a responder às solicitações do mercado e aos clientes mais sofisticados. Além deste, a Ferrari tem também em exposição o F1-89, que foi o primeiro monolugar com uma transmissão electro-hidráulica.

A secção de Performance conta com um Ferrari 365 GT4 BB de 1973, a primeira Berlinetta Granturismo equipada com um motor V12 boxer traseiro, ou seja, um original V12 com as duas bancadas de cilindros a 180 graus, também conhecido por um motor de cilindros opostos. Nesta área marca também presença um Ferrari FXX de 2005, a primeira série especial criada exclusivamente para a pista.

Para o final da exposição, a marca reservou aquele que considera ser o culminar de toda esta evolução, mas também o mais recente dos “Game Changers”, o Purosangue. Pela primeira vez, a mais recente criação da marca de Maranell pode ser admirada pelo público. É o primeiro modelo da Ferrari com quatro portas e quatro lugares e também uma “combinação perfeita de um design atlético e aerodinâmico, em conjunto com um conforto elevado, um estilo aerodinâmico e claro, um elevado prazer de condução.

A exposição “Game Changers” poderá ser visitada durante um ano no Museu Enzo Ferrari em Modena, até ao dia 17 de fevereiro de 2024.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)