Mercedes-Benz 300 SL de 1955 do Museu do Caramulo apadrinhado pela MCoutinho
Salão Motorclássico: Começa hoje às 14h

Museu do Caramulo faz balanço da última edição do Salão Motorclássico

By on 9 Março, 2023

Depois de termos passado quatro anos sem poder visitar um dos nossos eventos preferidos dedicados aos modelos clássicos de duas e quatro rodas, o Museu do Caramulo faz um balanço sobre a edição deste ano, realizada na Cordoaria Nacional.

Depois de quatro anos de interregno, o Salão Motorclássico, um dos maiores eventos dedicados ao universo dos automóveis e motos clássicas e desportivas em Portugal, com organização a cargo do Museu do Caramulo, renasceu na Cordoaria Nacional, em Lisboa, no passado fim-de-semana. 

Uma das grandes novidades no regresso do Salão Motorclássico foi a mudança de localização. Após quase duas décadas na FIL, o evento mudou-se agora para a Cordoaria Nacional, ocupando a totalidade dos seus cinco pavilhões e duas áreas exteriores. O novo espaço foi muito bem recebido pelos mais de 160 expositores, assim como pelo público, que aí encontrou uma oferta tão variada como um mercado de automobilia, exposições temáticas ligadas aos 60 anos Mini Cooper S, aos 75 anos da Porsche e aos 120 anos da Harley-Davidson, um leilão de automobilia, um cinema e até a Art Village, uma área onde vários artistas apresentam obras de artes relacionadas com o universo motorizado. 

Outra das novidades foi a criação de um Parque de Clássicos gratuito, junto do Museu Nacional dos Coches, que permitiu, a mais de 600 proprietários de automóveis clássicos, estacionar de forma segura e próxima do evento, criando um “museu a céu aberto” e promovendo a partilha dos automóveis clássicos com o público.

Por fim, ciente do que esta paixão provoca nas pessoas, principalmente nos mais novos e menos afortunados, o Salão Motorclássico voltou a juntar-se ao The Good Drive, um projecto social que levou um grupo de crianças e jovens, do Centro de Alojamento Temporário de Tercena, a passear de automóvel clássico até ao evento, proporcionando-lhes uma experiência única e inesquecível e reforçando a crença de que os clássicos são mais divertidos quando partilhados.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)