Mercedes-Benz 300 SL de 1955 do Museu do Caramulo apadrinhado pela MCoutinho
Clássicos: Rocket, by Gordon Murray

Museu do Caramulo vai trazer alguns dos seus modelos para a rua já em abril

By on 14 Março, 2023

“O Museu na Rua” vai regressar já em abril, oferecendo a possibilidade de dar um passeio em alguns automóveis antigos ou simplesmente de os admirar, ouvir e até cheirar, nos raros momentos em que saem à rua.

O Museu do Caramulo vai fazer regressar a sua fabulosa iniciativa designada por “O Museu na Rua”, que consiste em retirar alguns dos modelos do interior do museu e trazê-los, justamente, à rua, para que possam rolar durante alguns dos quilómetros e concretizar alguns dos sonhos das pessoas que mais admiram automóveis clássicos.

Entre os veículos já confirmados para rodar estão o Oldsmobile Curved Dash (1902), o primeiro automóvel a ser produzido em grande série e também o primeiro modelo americano a ser exportado, o Fiat 12/15HP (1909) que, além de ser o primeiro modelo da Fiat a ser equipado com um motor bicilíndrico montado na traseira, o exemplar do Museu do Caramulo é também um de apenas três exemplares existentes. Além destes, estará também presente um Morris Cowley (1925) apelidado de “Bullnose” devido à peculiar forma do seu radiador, que foi o equivalente, na década de 20, ao popular Ford T. A BSA S25 Colonial (1925), produzida por uma das mais conhecidas marcas britânicas de motos que iniciou a sua atividade com o fabrico de munições, vai também sair à rua, bem como o Rolls-Royce Phantom Sports Coupé II (1930), que ganhou o Primeiro Prémio de Elegância e Conforto, no Campo Grande em Lisboa. O Volkswagen Kübelwagen (1944) desenvolvido por Ferdinand Porsche como um modelo de apoio tático e transporte militar, largamente utilizado pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, também estará preparado para rolar, tal como o Pegaso Z102 B Touring Berlinetta (1953), o projeto de um supercarro espanhol, que tem como emblema um Pegasus, a figura mitológica grega do cavalo voador. O Mercedes-Benz 300 SL (1955), um dos mais revolucionários e marcantes desportivos de todos os tempos, conhecido como o “asas de gaivota”, será certamente um dos automóveis mais apelativos nesta iniciativa, mas também vai sair à rua uma bicicleta centenária e, tal como costuma acontecer em edições anteriores, haverá ainda um automóvel surpresa.

O valor dos vouchers necessários para a entrada nesta original experiência que nos leva a viajar no tempo, e que podem ser adquiridos no site do Museu do Caramulo, será encaminhado na totalidade para a manutenção e conservação da coleção deste “nosso” fantástico museu automóvel.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)